O que é capacitismo?

Perguntado por: dveiga . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Capacitismo é a discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência. Em sociedades capacitistas, a ausência de qualquer deficiência é visto como o normal, e pessoas com alguma ...

O termo é pautado na construção social de um corpo padrão, sem deficiência, denominado como “normal” e da subestimação da capacidade e aptidão de pessoas em virtude de suas deficiências.

3 tipos de capacitismo

  • Capacitismo médico. Esse termo, não necessariamente se relaciona aos profissionais, mas às pessoas que associam deficiências à doenças.
  • Capacitismo recreativo. ...
  • Capacitismo institucional.

Uma das principais maneiras de combater o capacitismo no ambiente escolar é desnaturalizar expressões comumente utilizadas que caracterizam o preconceito e a discriminação com as pessoas com deficiência.

O capacistimo é, assim, a discriminação das pessoas que fogem dos padrões corporais considerados normais e funcionais. Devido a isto, essas pessoas sofrem discriminações, tanto de criação de barreiras físicas e exclusão nos espaços, quanto de criação de barreiras sociais ao não se perceber esta pessoa como cidadã.

Falar que alguém é cego por não te cumprimentar na rua ou que deu mancada por cometer um erro são exemplos clássicos de capacitismo, o preconceito contra pessoas com deficiência. O termo, que vem da tradução do inglês 'Ableism', significa destratar ou ofender uma pessoa por sua deficiência.

O texto da Lei 13.146, de 2015, em seu artigo 4º, diz : “Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais ...

Quais os vários tipos de deficiência?

  • Deficiência visual.
  • Deficiência motora.
  • Deficiência mental.
  • Deficiência auditiva.
  • Paralisia cerebral.

As deficiências são divididas em deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências.

Capacitismo são as concepções, práticas, atitudes que colocam o deficiente na posição de inferior ao grupo dominante. Tomando-se os radicais da palavra ableism e da capacitismo temos algo como “a doutrina daquele que é capaz”. O indivíduo que age de forma capacitista vê o deficiente como um indivíduo menos capaz.

Estar numa sociedade capacitista minimiza os direitos e oportunidades de pessoas portadoras de deficiência, não só de estarem presentes nos espaços que são de direito, mas também dentro do mercado de trabalho, dificultando o alcance da autonomia – que muitos acreditam que essa população não consegue ter.

Isso inclui banheiros, elevadores e rampas alternativas às escadas, dispositivos emissores de sons para deficientes visuais, entre outras adaptações necessárias. Se cada uma dessas práticas não for seguida, o capacitismo pode se manifestar e acabar afetando o clima organizacional. Entenda como isso acontece!

Eles são extremamente prejudiciais, pois contribuem com a manutenção do preconceito e da exclusão dessas pessoas. É comum, por exemplo, que as pessoas com deficiência sejam taxadas como doentes, como se a deficiência fosse uma doença que precisa de cura.