O que é bom para queimadura de sol?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Confira nossas dicas de como aliviar queimadura de sol:

  1. Beba muita água. A queimadura solar costuma estar acompanhada por uma desidratação causada pela exposição prolongada. ...
  2. Faça compressas geladas. ...
  3. Tenha cuidado na hora do banho. ...
  4. Aplique cremes calmantes e hidratantes. ...
  5. Tome um analgésico. ...
  6. Fique longe do sol e faça repouso.

Passar um creme hidratante que contenha aloe vera {a famosa babosa} nos ingredientes, para acalmar a pele queimada; Reforçar a ingestão de água e manter o corpo hidratado; Redobrar a proteção solar enquanto a pele se recupera, usando roupas que cubram a queimadura, quando estiver fora de casa.

Além de usar o pós-sol para cuidar da sua pele após exposição intensa ao sol, é importante beber bastante água, tomar banhos frios, usar roupas leves e aplicar água termal na pele. Você também pode usar compressas geladas sobre a vermelhidão e descansar para ajudar a recuperar a pele.

Segundo a dermatologista Nandara Paiva, o processo de recuperação de queimaduras solares pode variar de acordo com a profundidade da camada da pele atingida: “Se for uma queimadura de primeiro grau, também chamada de eritema solar, a recuperação é de 4 a 6 dias. Mas, se for de segundo grau, acontece entre 7 e 21 dias”.

Este medicamento é útil para prevenir e tratar doenças da pele e das mucosas. Faz desaparecer as irritações e favorece a cicatrização de pequenas feridas. Mostra- se igualmente eficaz no tratamento de queimaduras provocadas pelo sol.

Se você busca aliviar as queimaduras, aposte em produtos à base de camomila, Aloe Vera ou corticoides, que são pomadas prescritas por médicos.

Nebacetin. Muito conhecida, essa pomada previne o desenvolvimento de bactérias e ajuda na cicatrização da queimadura. É indicada para quando aparecem pequenos sinais de infecção, como o pus ou inchaço. Aplique de 2 a 5 vezes ao dia com o auxílio de uma gaze e com as mãos limpas.

Em caso de queimaduras por águas-vivas (ou mães-d'água), o melhor remédio é o vinagre. Jamais utilize água da torneira ou mineral no local, é o que alerta a bióloga do Centro de Informação Toxicológica (CIT), Kátia Moura. Ela explica que, para limpar a ferida, use a própria água do mar e, para aliviar a dor, o vinagre.

40 dias

Pois bem, cada pele tem seu tempo, mas o período é entre 28 e 40 dias. “As marquinhas, o bronzeado, depende muito da pessoa e também depende da quantidade, de quanto ela se bronzeou. Em uma média geral, a gente tem aí entre 28 e 40 dias para ter uma renovação total da pele para aquele bronzeado sair.

A queimadura solar possui alguns estágios e pode acontecer em qualquer pessoa, de qualquer idade, basta se expor a proteção adequada. Na fase inicial, temos a queimadura de primeiro grau: quando a pele fica quente, vermelha e ardendo. Na sequência, a queimadura de segundo grau: ocorre dor, inchaço e bolhas.

A radiação que o sol emite queima as células fazendo-as morrer e danificando o DNA, o que causa inflamação. Por isso, a pele fica vermelha, ardida e inchada.

As queimaduras solares podem variar em intensidade, mas exigem o mesmo cuidado: muita hidratação. Além de hidratar a área queimada com abundância – vale até usar pomada de assadura de bebê –, é importante ingerir muito líquido.

É imprescindível usar um bom hidratante facial para aliviar os efeitos da queimadura de sol. Hidratar a pele alivia o ardor e também relaxa, além de evitar o ressecamento extremo, o que causa a descamação.