O que é bipolaridade?
O transtorno afetivo bipolar é caracterizado pela alternância, as vezes súbita, de depressão e euforia, de graus variáveis.
Quais são os 4 tipos de transtorno bipolar
O DSM5 inclui os seguintes diagnósticos de transtorno bipolar:
- tipo I,
- tipo II,
- ciclotímico,
- induzido por substância/medicamento,
- relacionado devido a outra condição médica,
- outro transtorno bipolar e transtorno relacionado especificado, e.
- transtorno bipolar e transtorno relacionado não especificado.
O que causa bipolaridade em uma pessoa
A causa exata do transtorno afetivo bipolar é desconhecida. No entanto, estudos sugerem que o problema pode estar associado a alterações em certas áreas do cérebro e nos níveis de vários neurotransmissores, como noradrenalina e serotonina.
O que significa ter transtorno bipolar
Transtorno bipolar ou transtorno afetivo bipolar é uma condição de saúde mental que causa mudanças extremas de humor. Conhecido anteriormente como psicose maníaco-depressiva, se caracteriza pela alternância de períodos em que a pessoa fica mais exaltada (mania), de episódios de depressão (hipomania) e de normalidade.
O que mais irrita o bipolar
Identifique possíveis gatilhos - alguns fatores podem desencadear ou piorar os sintomas das crises bipolares. Por exemplo: estresse, mudanças na rotina, sono prejudicado, consumo de álcool. Procure observar se há uma situação específica que pareça preditora de uma crise e, se possível, ajude evitá-la.
Como uma pessoa bipolar age
Sintomas de bipolaridade
Nos episódios depressivo, os principais sintomas são: diminuição da disposição para a vida; aumento da necessidade do sono; retração e isolamento; tristeza profunda; falta de vontade para realizar atividades e pensamentos pessimistas, de menos valia e que trazem um ambiente de piora e risco.
Como fica um bipolar em crise
Sem vontade de fazer nenhuma atividade, chega a negligenciar seus cuidados higiênicos pessoais e com o meio ambiente. Além disso, costumam ser pessimistas com o futuro e perdem as esperanças. Os acontecimentos ao redor do paciente bipolar em crise de depressão não trazem grandes impactos.
Como identificar Pessoa com bipolaridade
Na primeira fase, a pessoa bipolar vive uma euforia fora do comum que a estimula a se engajar em comportamentos incomuns. Na segunda fase, ela é dominada por um estado de humor depressivo que consiste em uma tristeza frequente, pensamentos negativos e até ideação suicida.
O que o bipolar deve evitar
Evita-se pães, massas e demais fontes de carboidratos. A maior parte dos vegetais são permitidos na dieta cetogênica, mas é preciso retirar aqueles que são muito calóricos e proteicos. Não se deve ingerir batatas, mandioca, feijão, soja, lentilha, entre outras leguminosas.
Qual Exame de sangue detecta o transtorno bipolar
Através da análise de biomarcadores RNA, esse exame é capaz de apontar o quão severa é a depressão do paciente, o risco de desenvolver depressão severa no futuro e o risco de desenvolver distúrbio bipolar.
Como saber se tenho depressão ou bipolaridade
A depressão é caracterizada como um transtorno unipolar, ou seja, a pessoa apresenta apenas o humor deprimido, o que é chamado de polo negativo do humor. Já o transtorno bipolar apresenta descompensações nos dois polos: negativo e positivo (humor eufórico).