O que é biotecnologia?

Perguntado por: emeireles8 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 7 votos

Biotecnologia é a tecnologia baseada nas ciências biológicas, em qualquer nível: molecular, celular, morfofisiológico, ecológico, biodiversidade, reprodução e genética.

Segundo a ONU, “biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica” (ONU, Convenção de Biodiversidade 1992, Art.

A biotecnologia utiliza células vivas para desenvolver ou manipular produtos com fins específicos, como, por exemplo, os alimentos transgênicos.

A biotecnologia tem aplicações na agricultura com a produção de plantas transgênicas que são mais resistentes, na pecuária com a criação de animais modificados, na indústria com a fabricação dos biocombustíveis e no meio ambiente com o uso de microrganismos no resgate de ambientes degradados, por exemplo.

O curso de biotecnologia é uma área da ciência que busca aplicar conhecimentos da biologia molecular, genética e outras áreas da biologia para o desenvolvimento de tecnologias e produtos que possam melhorar a qualidade de vida humana e do meio ambiente.

“Como uma tecnologia baseada nas ciências biológicas, a biotecnologia possibilita o desenvolvimento de vacinas e testes diagnósticos, produtos de extrema importância no atual contexto em que estamos vivendo”, ressalta Sílvia Fialho, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed e coordenadora do curso de mestrado.

O sabonete, o shampoo, a maquiagem, o skincare… Muitos deles, principalmente os produtos sustentáveis, utilizam recursos naturais (como plantas e microrganismos), que contribuem para a qualidade e sustentabilidade do produto. Além disso, a biotecnologia também é uma aliada para a prática esportiva.

A Biotecnologia no Brasil foi um divisor de águas quando falamos em Organismos Geneticamente Modificados (OGM), considerando como atualmente somos o maior produtor de soja no mundo, segundo dados de 2020/2021, da Embrapa. E isso só é possível graças aos avanços constantes na tecnologia relacionada à organismos vivos.

A Biotecnologia permite que você trabalhe em áreas relacionadas a: Doenças infecciosas, antibióticos, produtos humanos, tecnologias reprodutivas, projetos genoma, desordens genéticas, terapia gênica, clonagem, células tronco, transplantes, trabalho de recuperação de espécies em perigo, controle e erradicação de ...

Biotecnologia vermelha: tecnologias desenvolvidas para medicina e saúde humana. Biotecnologia branca: tecnologias para melhorar os processos industriais. Biotecnologia verde: tecnologias para a agricultura.

Biotecnologia é a área de estudo e desenvolvimento de seres modificados em laboratório com o intuito de promover o aprimoramento de técnicas em vários setores da sociedade (indústria, saúde, meio ambiente, etc.). Acredita-se que os povos da antiguidade já utilizavam microrganismos na preparação de bebidas e alimentos.

Detectar doenças e condições de saúde mais rapidamente e com uma maior precisão é possível graças à sensibilidade das novas ferramentas de diagnósticos e técnicas desenvolvidas através da biotecnologia, tais como anticorpos monoclonais, tecnologia de biosensores, tecnologia do chip de DNA, tecnologia do anti-senso.

Portanto, podem se candidatar ao curso de especialização em Biotecnologia, profissionais com formação superior nas áreas de Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Exatas ou em outras áreas que tenham interface com os processos, as atividades, os produtos ou serviços fornecidos pela Biotecnologia.

Você pode atuar no setor de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, novos tratamentos, materiais inovadores, indústria têxtil, alimentícia, aeroespacial, setor governamental e na vanguarda da pesquisa acadêmica da biotecnologia.

São atualmente atribuídas aos microrganismos funções importantes como controle biológico de pragas e doenças, fixação biológica de nitrogênio, biodegradação de resíduos, processos associados a transformação metabólica, além de importantes descobertas associadas a novos fármacos e enzi mas.