O que é big data?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Big data é a área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados muito grandes. O termo big data surgiu em 1997, e foi inicialmente utilizado para nomear conjuntos de dados não ordenados em rápido crescimento.

A definição de big data são dados que contêm maior variedade, chegando em volumes crescentes e com mais velocidade. Isso também é conhecido como os três Vs. Simplificando, big data é um conjunto de dados maior e mais complexo, especialmente de novas fontes de dados.

Big Data é utilizado para definir um grande volume de dados, estruturados e desestruturados, gerados em alta velocidade e que, por essas características, precisam de ferramentas específicas para serem analisados.

Big Data também poderia ser considerado como Any Data (qualquer dado), hoje temos capacidade de capturar e analisar dados estruturados e não estruturados, texto, sensores, navegação Web, áudio, vídeo, arquivos de logs, catracas, centrais de ar condicionado, entre outros.

Entre eles, definir as estratégias de marketing de uma empresa, reduzir custos, aumentar a produtividade e dar um rumo mais inteligente ao próprio negócio. Recentemente, gestores têm utilizado muito a “filosofia” de Big Data como uma ferramenta de apoio estratégico.

Como surgiu o Big Data? O conceito de Big Data começou a ser trabalhado no início dos anos 2000. Quando o analista Doug Laney, enxergou a importância da coleta e armazenamento de dados para análises futuras, quando o YouTube e o datado Orkut começaram a gerar uma quantidade gigantesca de dados dos seus usuários.

Conheça 4 tipos de análise de dados de Big Data

  • A análise de dados do tipo preditiva. A análise preditiva é utilizada para examinar possibilidades futuras e é feita por meio de uma investigação de cada situação, individualmente. ...
  • A análise prescritiva. ...
  • A análise descritiva. ...
  • A análise diagnóstica.

Os 5 V's do Big Data são Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor. Esses aspectos são as características que o definem e precisam ser consideradas para se trabalhar com ele.

6 passos de como implementar Big Data

  1. 1 – Identifique os desafios do negócios. ...
  2. 2 – Saiba priorizar os problemas de negócio. ...
  3. 3 – Utilize fontes de dados relevantes. ...
  4. 4 – Recorra a dados internos e externos. ...
  5. 5 – Escolhas as ferramentas adequadas. ...
  6. 6 – Saiba quais dados usar e quais excluir.

Quais são os Tipos de Dados da Era de Big Data?

  1. 1 — Dados Estruturados. São organizados em linhas e colunas, em formato de tabela, e são encontrados em banco de dados relacionais, sendo muito eficientes quanto à recuperação e processamento. ...
  2. 2 — Dados Semiestruturados. ...
  3. 3 — Dados não estruturados.

De forma simples, o Big Data pode ser definido como um conjunto de dados muito amplos que precisam de uma ferramenta especial para aguentar tal volume que é encontrado, extraído e organizado, possibilitando uma análise ampla em um tempo curto.

Os três Vs do Big Data: suas características
Inicialmente podemos caracterizar Big Data por três aspectos dos dados, o chamado os cincos Vs (volume, variedade, velocidade,veracidade e valor). Não são somente estes três, mas vamos começar com eles.

A Netflix usa Big Data para monitorar continuamente e fazer ajustes na qualidade da experiência do usuário. Eles otimizam seu serviço de streaming reduzindo o atraso ao transmitir conteúdo, utilizando ISPs e outros hosts em todo o mundo.

2 — Quais são os Tipos de Dados da Era de Big Data? Dados Estruturados, Não estruturados e Semiestruturados são os tipos de dados existentes.

Tudo isso levando em consideração os 7Vs do Big Data (Velocidade, Veracidade, Volume, Valor, Visualização, Variabilidade e Variedade). Nos últimos anos, a tecnologia em marketing proliferou em algumas organizações e, em geral, passou a agregar muito valor.