O que é benchmarking?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
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Benchmarking consiste no processo de busca das melhores práticas de gestão da entidade numa determinada indústria e que conduzem ao desempenho superior.

Basicamente, o benchmarking consiste em olhar para a concorrência e entender o que essas empresas estão fazendo para obter sucesso, para então replicar as estratégias que também fazem sentido para o seu negócio. É como ter alguém bem-sucedido como referência para tomar decisões sobre sua carreira, por exemplo.

Benchmarking é o ato de realizar uma análise mais profunda de empresas que podem ser referências no mercado, do mesmo setor que você, ou de segmentos relacionados, através de métricas e dados. Exemplo de benchmarking são: competitivo, performático, interno, cooperativo e genérico.

O benchmarking é uma estratégia aplicada por meio de uma pesquisa com o objetivo de analisar aspectos de empresas, como seus serviços, processos, comunicação e produtos, para fazer uma correlação deles com as práticas adotadas em nosso próprio negócio.

Os principais tipos de benchmarking

  • Benchmarking competitivo.
  • Benchmarking funcional.
  • Benchmarking genérico.

Agora, vamos te mostrar as etapas que precisam ser concluídas para criar um benchmarking de sucesso. Elas podem ser divididas em 4 pilares: planejamento, coleta de dados, análise e adaptação.

Existem 4 tipos básicos de benchmarking:

  • Benchmarking interno. Comparação de práticas e desempenhos entre áreas ou unidades de negócios de uma organização. ...
  • Benchmarking competitivo. ...
  • Benchmarking funcional. ...
  • Benchmarking genérico.

Benchmarking é o processo de comparar sua própria organização, suas operações/processos com outras organizações em seu setor ou no mercado mais amplo. O benchmarking pode ser aplicado a qualquer produto, processo, função ou abordagem nos negócios.

Por meio do benchmarking, empreendedores conseguem avaliar produtos, serviços, mercado de atuação, público-alvo, entre outras características da concorrência. A análise gera insumos importantes para qualquer tipo de negócio, dos pequenos aos grandes.

Um dos principais benefícios do benchmarking é a redução dos riscos na operação. Por meio de uma análise criteriosa, é possível identificar os gargalos enfrentados pelos outros players de mercado e, então, trabalhar para que esses mesmos erros não se repitam no seu laboratório.

De forma bem simples, o benchmarking é a análise da concorrência. Trata-se de um processo de pesquisa, no qual você avalia empresas do mesmo ramo que o seu. O objetivo é identificar as melhores práticas adotadas pelos concorrentes e adaptá-las ao seu negócio.

No caso dos investimentos, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) são os mais utilizados como benchmark nos investimentos. Nesse sentido, o IPCA é o índice utilizado em títulos híbridos de renda fixa.