O que é astrologia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 10 votos

A astrologia é uma pseudociência segundo a qual as posições relativas dos corpos celestes poderiam prover informação sobre a personalidade, as relações humanas, e outros assuntos relacionados à vida do ser humano. É, como tal, considerada uma atividade divinatória, quando usada como oráculo.

A astrologia relaciona a posição dos astros no céu, tanto no nascimento quanto diariamente, com fatos na Terra, incluindo os humores e destinos das pessoas. Ela assume que há ação dos corpos celestes sobre os objetos animados e inanimados e que os ângulos aparentes entre os planetas no céu afetam a humanidade.

A Astrologia busca interpretar a posição dos astros e compreender sua influência na vida dos seres humanos. Embora elementos como horóscopo e os signos do zodíaco façam parte dos estudos astrológicos, a profissão não se limita à previsões.

Segundo a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, a Astrologia é a "arte de adivinhar o futuro pelos astros" enquanto que a Astronomia é a "ciência que trata dos astros" ou seja sua posição, dimensões, constituição, formação e evolução. No entanto esta distinção não foi sempre tão clara.

A astrologia não possibilita apenas que você conheça qualidades e defeitos de um signo, ela te mostra como é importante reconhecer que cada pessoa é um universo que precisa ser desvendado, seja através do mapa astral ou da convivência.

Os astrólogos – indivíduos que praticam a astrologia – utilizam informações sobre a posição dos planetas do Sistema Solar, constelações e demais movimentos de corpos celestes para supostamente prever o futuro ou traçar um perfil sobre a personalidade das pessoas.

O que muita gente não sabe, é que existem diversos Tipos de Astrologia, segundo alguns estudiosos mais de 80, e muitas delas nem mesmo usam as informações sobre a data e local dos astros no momento do nosso nascimento, tão comuns na chamada astrologia natal.

No Brasil, para se tornar um astrólogo reconhecido pelo Ministério do Trabalho, é necessário ter entre 200 e 400 horas comprovadas de estudo de Astrologia, além de ter completado o Ensino Médio. Os cursos específicos envolvem desde a história astrológica até cálculo e astronomia, mas não existe uma grade pré-definida.

Para seguir a carreira de astrólogo, além de interesse e conhecimento sobre signos solares e ascendentes, é necessário um curso de astrologia, que exige que o profissional tenha, ao menos, o ensino médio completo.

A astrologia consiste nas configurações simbólicas do inconsciente coletivo, que é o tópico principal da psicologia: os 'planetas' são os deuses, símbolos dos poderes do inconsciente”.

Na Gaia Escola de Astrologia, estabelecimento de ensino tradicional em São Paulo, o curso é realizado durante seis semestres, em três blocos independentes. O "fundamental" é a base de todo o ensino, com 300 horas de aula. Ele é o requisito mínimo para quem quer atuar na área como astrólogo.

O texto define como astrólogo o profissional que estabelece juízos a partir do estudo das configurações do céu, calculando e elaborando cartas astrológicas. A atividade também poderá ser exercida por pessoas jurídicas.

Historiadores afirmam que a astrologia surgiu na Suméria, por volta do IV milênio a.C. Por este motivo, durante muitos séculos, na Europa, os astrólogos foram chamados de caldeus. Uma das mais antigas referências foi encontrada em Nínive (Babilônia), na biblioteca de Assurbanípal.

Acreditar em signos é biologicamente e psicologicamente natural. Outro fator psicológico que contribui para a crença em astrologia é o efeito Forer. Esse fenômeno foi estudado pelo psicólogo Bertram R. Forer, ele determinou que as pessoas aceitam descrições de personalidade vagas e generalizadas.

Para Gabriela Caputo, estudante de jornalismo, a astrologia funciona como uma forma de auto-conhecimento. Segundo ela, o processo de analisar o mapa astral e comparar com a realidade ajuda no processo de entender melhor a sua personalidade, seus sentimentos e a forma com a qual você age.

A Astrologia também pode nos ajudar a formar expectativas mais realistas e claras a respeito do mundo e principalmente das pessoas. Muitas frustrações são fruto de expectativas enganosas.