O que é signo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Traduzido do inglês--Na astrologia ocidental, os signos astrológicos são os doze setores de 30 graus que compõem a órbita de 360 ​​graus da Terra ao redor do Sol. Os signos enumeram-se desde o primeiro dia da primavera, conhecido como o Primeiro Ponto de Áries, que é o equinócio vernal.

O signo é átomo da linguagem, ele é a unidade fundamental de entendimento de um código e pode ser decomposto em dois níveis de compreensão: Significante: É o elemento tangível, perceptível, material do signo. Significado: É o conceito, o ente abstrato do signo.

O signo linguístico representa o significante e o significado das palavras. Todo processo comunicativo constitui-se de dois elementos básicos: um é a linguagem, a qual representa o sistema de sinais convencionais que nos permite realizar tal procedimento.

Objeto - entidade que é portador da mensagem ou do fragmento dela. Cada signo é uma unidade dicotómica, composta pelo significante (em latim signans), quer dizer alguma forma física, e pelo significado (signatum), quer dizer referente exterior.

  • Signos do elemento fogo: Áries, Leão e Sagitário.
  • Signos do elemento terra: Touro, Virgem e Capricórnio.
  • Signos do elemento ar: Gêmeos, Libra e Aquário.
  • Signos do elemento água: Câncer, Escorpião e Peixes.

1) Do Latim SIGNUM, “sinal, marca indicadora”. 2) Da expressão grega ZODIAKOS KYKLOS, literalmente “círculo de pequenos animais”, formado por ZOON, “animal”, mais KYKLOS, “círculo, roda”.

Os signos podem ser verbais (as palavras) ou não verbais (gestos, símbolos, cores, até o tom de voz). Repare que em um anúncio de sorvetes, por exemplo, há, normalmente, sol e uma luz alaranjada, signos que representam o calor.

O signo em si (representâmen) seria o representante que transmitiria a ideia do objeto representado ao interpretante, não a pessoa em si, mas o conjunto de pressupostos e percepções do receptor.

Semiótica é a ciência que estuda os signos ou a significação.

Charles Sanders Peirce

A Teoria dos Signos. A partir dos anos 1860 até o final da primeira década do século 20, o filósofo americano Charles Sanders Peirce (1839-1914) dedicou alguns de seus escritos ao estudo filosófico do signo.