O que é altruismo?

Perguntado por: lribeiro3 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 7 votos

Altruísmo é um tipo de comportamento encontrado em seres humanos e outros seres vivos, em que as ações voluntárias de um indivíduo beneficiam outros. É sinônimo de filantropia. No sentido comum do termo, é, muitas vezes, percebida como sinônimo de solidariedade.

O altruísmo é considerado uma doutrina ética que indica o interesse pelo próximo como um princípio "supremo" da moralidade. Uma pessoa altruísta é aquela que pensa nos outros antes de pensar em si.

Altruísmo é uma característica na personalidade que só pertence a quem é capaz de viver a própria vida ao mesmo tempo em que auxilia e se preocupa com os outros ao seu redor. Segundo o dicionário Michaelis, altruísmo é o antônimo de egoísmo e significa amor espontâneo pelo próximo; abnegação, filantropia e proximismo.

O altruísmo pode ser entendido como o oposto do egoísmo. Está intimamente ligado à empatia, que significa a capacidade de se pôr no lugar do outro, por isso, a pessoa altruísta costuma pensar nela tanto quanto no próximo e pratica valores como humanidade, solidariedade, respeito e amor.

O altruísmo tem por base a preocupação de um ser humano para com outro ser humano. A sociedade contemporânea é extremamente marcada pelo individualismo, que faz com que pessoas se interessem apenas pelos seus próprios ideais.

O altruísmo é um nobre sentimento. A pessoa altruísta se doa para o próximo sem esperar nada em troca. Ela naturalmente ajuda quem está a sua volta, sem precisar de incentivos ou recompensas e não se queixa do serviço prestado. Essa característica é admirada por diversas culturas e crenças religiosas.

É uma dedicação sem interesse, é se preocupar pelo outro e ajudá-lo por compaixão e consideração, sem esperar ser retribuído. Ou seja, o altruísmo se refere à ter empatia e se preocupar com a outra pessoa, e estar disponível para ajudar, sem esperar nada em troca de suas ações.

Os 7 benefícios do altruísmo

  1. Felicidade e bem-estar pessoal. Todas as vezes que você ajuda alguém, você é invadido por uma sensação boa, de bem-estar e felicidade? ...
  2. Bem-estar social. ...
  3. Amor, respeito e harmonia. ...
  4. Relacionamentos de qualidade. ...
  5. Uma vida mais leve. ...
  6. Mais expectativa de vida. ...
  7. Benéfico para todos.

Tipos de altruísmo

  • Altruísmo genético. Como o próprio nome sugere, esse tipo de altruísmo envolve o envolvimento em atos altruístas que beneficiam familiares próximos. ...
  • Altruísmo recíproco. ...
  • Altruísmo selecionado pelo grupo. ...
  • Altruísmo puro. ...
  • Melhor saúde. ...
  • Melhor bem-estar mental. ...
  • Melhores relacionamentos românticos.

Um dos maiores atos altruístas é ser empático – tentar entender o que o outro está sentindo, se colocar no lugar de outra pessoa. Por isso, agir com empatia, percebendo quando alguém pode precisar de ajuda, é uma maneira de agir de forma nobre e altruísta.

Doar-se para o outro combate o estresse, melhora a autoestima e aumenta a longevidade. Além de fazer um bem a quem precisa, ajudar também é positivo para as pessoas. Ser altruísta faz bem, mas a motivação para sê-lo é complexa.

Podemos dizer que o Egoísmo questiona a legitimidade de nossos interesses por outras pessoas, enquanto o Altruísmo é incapaz de reconhecer a proximidade maior que temos com certas pessoas em vez de outras.

A palavra "altruísmo" foi criada em 1831 pelo filósofo francês Auguste Comte para caracterizar o conjunto das disposições humanas (individuais e coletivas) que inclinam os seres humanos a dedicarem-se aos outros.