O que é Alquimia?

Perguntado por: esouza . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Alquimia é uma teoria científica obsoleta, também considerada uma pseudociência, desenvolvida na Idade Média. Esta, possuía quatro objetivos principais, relacionados ao misticismo e ao oculto. Apesar de não ter se originado neste período, por vezes, a alquimia é considerada a "química da Idade Média".

Alquimia é a palavra que indica uma ciência mística conhecida como química da Antiguidade ou da Idade Média, que tinha como principal objetivo a transmutação de um elemento em outro. Um dos principais objetivos da alquimia era transformar metais não preciosos em ouro, como por exemplo, chumbo em ouro.

A alquimia é a utilização de técnicas experimentais, laboratoriais e de substâncias químicas para a manipulação da matéria, a fim de atingir objetivos como a transmutação do ouro e a produção do elixir da longa vida.

Na época medieval, os alquimistas eram os pesquisadores que estudavam por meio da observação da natureza, faziam experimentos, procedimentos químicos, usavam aparelhos, instrumentos e materiais. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Alquimia era praticada por diversos membros da Igreja Católica.

A Alquimia é um estudo profundo de uma vida inteira, onde a principal transformação acontece dentro do próprio alquimista. PARA QUE ESSE CURSO EXISTE? A partir dessa imersão, você conhecerá muito do mistério ocultado. Perceberá os Multiversos, a conexão entre Espírito e matéria, a vasta imensidão da Criação.

No Alquimia do Amor você vai aprender a manifestar um relacionamento amoroso, se sentir mais amada, valorizada, respeitada. Aprender como parar de se apegar rápido demais e ficar sofrendo em relações não recíprocas, ser mais feliz na sua companhia, vencer a carência, insegurança e apego.

O livro Alquimia da Alma – uma visão moderna de anatomia e fisiologia energética é uma obra não somente para profissionais de saúde, mas também para aqueles que procuram compreender como suas emoções, alimentação e comportamentos colaboram no processo do adoecer.

A lei de troca equivalente surgiu com base nesse princípio, e diz o seguinte: “Não se pode criar algo do nada, e tudo que for recebido deve ser trocado por algo de igual valor”. Ou seja, existe um ponto A, que é onde você está.

Os sete princípios

  • 1 — A Lei do Mentalismo. “Tudo é mente” ...
  • 2 — A Lei da Correspondência. “O que está em cima é como o que está embaixo” ...
  • 3 — A Lei da Vibração. “Tudo vibra em diferentes frequências” ...
  • 4 — A Lei da Polaridade. ...
  • 5 — A Lei do Ritmo. ...
  • 6 — A Lei da Causa e Efeito. ...
  • 7 — A Lei de Gênero.

De acordo com a ciência, a alquimia descrita originalmente é uma magia e portanto impossível de ser praticada, mas o autor usou os sete passos da transmutação como metáforas para alcançar o aperfeiçoamento pessoal, a satisfação com a própria vida e, consequentemente, o sucesso na busca de objetivos.

Philippus Aureolus Theophrastus Bombast von Hohenheim, conhecido como Paracelso, nasceu em Einseideln, na Suíça, entre 10 e 14 de novembro de 1493.

Importância da Alquimia
Nesse sentido, a Alquimia foi importante para a transmutação dos valores e crescimento espiritual em harmonia com a natureza. Na China, as investigações dos alquimistas levaram ao domínio de muitas técnicas de Metalurgia e a descoberta da pólvora.

Bem como, as memórias das experiências de nossos antepassados. Isso tudo está presente em nossas células, e pode se transformar em sintomas físicos e emocionais. Nesse sentido, a alquimia floral age como um purificador das memórias celulares, renovando e regenerando-as tanto em seu aspecto denso como sutil.

E, no caso da aicmofobia, os objetos fóbicos capazes de causar gatilhos de pânico são as agulhas e demais ferramentas pontiagudas. “A maioria das pessoas que sofrem com essa fobia tendem a ter também fobia a dor, conhecida como agliofobia.

A alquimia é a ciência que permite ao iniciado auxiliar na manifestação tangível das forças cósmicas na realidade física. A química é uma ciência dos elementos limitada à sua forma física e definida por parâmetros estritamente físicos.