O que é agorafobia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 8 votos

Agorafobia é um tipo de transtorno de ansiedade. Nesse caso, acontece quando a pessoa fica ansiosa em lugares desconhecidos ou sente que não tem muito controle sobre a situação. Além disso, é comum que isso aconteça junto com crises de pânico.

Existem vários tipos de fobia, mas alguns causam impactos diretos na qualidade de vida das pessoas. É o caso da agorafobia, caracterizada por sintomas como medo e ansiedade incontrolável de viver situações que fogem do controle e causam constrangimento em meio a multidões, locais abertos ou muito fechados.

Agorafobia: sintomas vão de taquicardia a formigamento
Náuseas e falta de ar também são comuns. Algumas pessoas acabam se desesperando subitamente ao perceberem que estão fora da zona de conforto, ou seja, longe de locais seguros, como o próprio lar, e passam a sair menos de casa.

Cerca de 10 em cada 100 pessoas sofrem em algum nível com o medo de agulhas, também chamado de aicmofobia.

Ainda não se sabe a causa exata da agorafobia, mas acredita-se que esse transtorno pode surgir devido a fatores como histórico de depressão, transtorno do pânico, perda de um emprego, abuso físico, abuso de substâncias ou histórico de agorafobia na família.

Fobia Social, que causa extrema ansiedade em situações sociais ou públicas. Agorafobia, que é o medo de ficar sozinho em lugares públicos dos quais não há escapatória fácil.

O médico diagnostica a agorafobia quando o medo, a ansiedade ou a esquiva dura seis meses ou mais e inclui, pelo menos, duas das situações a seguir: Usar transporte público. Estar em um espaço aberto, como em um estacionamento ou em uma feira ao ar livre. Estar em um espaço fechado, como uma loja ou cinema.

Tratamento. O tratamento efetivo para a agorafobia geralmente inclui psicoterapia e medicação. A Terapia Cognitivo Comportamental, a Terapia de Exposição, Psicoterapia com auxílio de realidade virtual estão entre os tratamentos mais eficazes para a agorafobia.

Em primeiro lugar, você deve procurar ajuda de um especialista que irá prescrever a terapia e o tratamento adequados, dependendo do caso específico. Terapia medicamentosa ou psicoterapia podem ser usadas. Os métodos de terapia cognitivo-comportamental, às vezes hipnose, são geralmente usados.

Sentir medo é uma reação natural e normal do ser humano, geralmente ligado ao estado de alerta, quando algum perigo está próximo de nós. Mas se em diversas situações você tem crises inesperadas de desespero e medo intenso de que algo ruim aconteça, até mesmo sem motivo, fique atento, pode ser síndrome do pânico.

Como vencer o medo?

  1. Entenda seu medo. O primeiro passo é entender o que é esse medo que você está sentindo, afinal, você não pode enfrentar algo que você desconhece. ...
  2. Não evite o medo. ...
  3. Converse sobre o seu medo com amigos. ...
  4. Faça terapia.

As pessoas com claustrofobia têm receio de se sentirem presas e medo de sufocar, pelo que evitam espaços fechados ou sem janelas, mas também lugares com muita gente nos quais antevejam que os seus movimentos sejam limitados. Alguns exemplos de espaços que as pessoas com claustrofobia tendem a evitar: Elevadores.