O que é agnósticos?

Perguntado por: vtrindade . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 8 votos

Agnosticismo é uma crença de que a capacidade humana é incapaz de saber se existem ou não divindades, pois elas são muito além da compreensão humana. Para uma pessoa agnóstica, é impossível saber se existem ou não divindades, pois elas transcendem a realidade e a lógica.

O agnóstico é aquele que não acredita na existência de deus ou de qualquer outra divindade, porém não nega a possibilidade de existência. O que o agnóstico acredita é que não existe qualquer conhecimento efetivo que comprove a existência ou não existência de um deus. Porém, se vier a ser comprovado, acreditarão.

Agnóstico é todo aquele que não conheceu Deus. A pessoa não nega nem afirma a Sua existência”, afirma o teólogo. Um agnóstico pode ser ateísta (não consegue provar a existência do deus nem acredita nele) ou teísta (não consegue provar a existência do seu deus, mas admite a possibilidade de ele existir).

Páginas na categoria "Ateus do Brasil"

  • Alinne Moraes.
  • Andréa Beltrão.
  • Anna Veronica Mautner.
  • Antonio Candido.
  • Ariel Palacios.
  • Aristides Lobo (1905-1968)
  • Arnaldo Jabor.

Um agnóstico teísta é caracterizado pela junção de duas doutrinas: o agnosticismo e o teísmo. Esse indivíduo acredita que existe um Deus (ou deuses), apesar de afirmar que não possui conhecimento que possa provar a sua existência. Acredita porque se baseia em um conceito anunciado por um determinada religião.

Para os religiosos, agnóstico é aquele que não tem religião ou crença em algo. Para o agnóstico, o ser humano é aquilo que é sem estar submetido a uma ideia superior de controle ou transcendência, o mundo deve ser observado como algo racional e finito sem linhas ou ambientes imaginários.

Um agnóstico pode ser ateísta ou teísta. O ateísta não acredita na existência de um deus e não acredita na prova de sua existência. O teísta admite a possibilidade de existência de um deus, mas não consegue provar sua existência.

Auto-intitulado o Buldogue de Darwin, Thomas Huxley ficou bastante conhecido como um fiel defensor do darwinismo, principalmente em âmbito não-especializado. Porém, sua advocacia nesse sentido teve como pano de fundo seu posicionamento filosófico, ao qual denominou cunhando o termo agnosticismo.

Albert Einstein acreditava em um Deus totalmente destoante do conceito pregado pela maioria das igrejas ocidentais e monoteístas. Acreditava em um Deus que se manifestava nas formas da natureza e na complexidade da vida.

Humorista ateu conta no Deus te Ouça como enxerga a relação entre o humor e o sagrado.

Diferença entre Teísmo e Deísmo
Ao contrário das bases do teísmo, que consiste na tradição e revelação direta das informações dos antepassados, o deísmo se fundamenta na razão, no livre pensamento e nas experiências pessoais.

O agnóstico, então, é a pessoa que adota essa linha de pensamento, ou seja, ela não crê ou deixa de crer em Deus, mas apenas não acredita que a razão humana possa provar a existência dele.

Um agnóstico pode acreditar apenas por fé em algum deus ou deuses, ao mesmo tempo em que admite não ter conhecimento sobre a existência do(s) mesmo(s), podendo ser teísta se acreditar nos conceitos de deuses como descritos por alguma religião, ou deísta se for algo diferente desses moldes.

Agnóstica é o feminino de agnóstico.