O que é advérbio é um exemplo?

Perguntado por: amota . Última atualização: 16 de julho de 2023
4.6 / 5 11 votos

O advérbio é a palavra que indica uma circunstância (modo, lugar, tempo). Ele pode modificar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Exemplos: O vizinho fala alto. (alto é um advérbio que indica o modo como o vizinho fala)

Advérbio de Intensidade: são as palavras que conferem a intensidade da ação. Advérbio de Afirmação: são os advérbios que têm a função de afirmar. Advérbio de Negação: são as palavras que exprimem a ideia de negar. Advérbio de Dúvida: são as palavras que expressam a ideia de incerteza.

O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).

Classificação dos Advérbios

ClassificaçãoExemplos
Advérbios demonstrativosAqui, então, agora, aí, etc.
Advérbios relativosOnde, como, quando, etc.
Advérbios interrogativosQuando?, onde?, como?

Advérbio é uma palavra invariável que acompanha e modifica o sentido dos verbos, adjetivos ou outros advérbios. Exemplos: Ele escreveu depressa (o advérbio "depressa" modifica o sentido do verbo "escreveu"). Essa cor é menos feia (o advérbio "menos" caracteriza o adjetivo "feia").

Quando se usa “onde”? “Onde” é um advérbio de lugar e também pode exercer a função de pronome relativo (quando se refere a um lugar mencionado anteriormente na frase).

Os advérbios são classificados de acordo com as circunstâncias ou ideias que expressam: tempo, intensidade, lugar, modo, afirmação, negação e dúvida.

Advérbio de negação: não, tampouco, de maneira alguma. Advérbio de tempo: agora, já, ainda, amanhã, cedo, tarde, sempre, nunca, de manhã, de repente. Advérbios Interrogativos: São considerados advérbios interrogativos as palavras onde, como e quando. Advérbios de exclusão: só, somente, salvo, exclusivamente, apenas.

Conceitos

ADJETIVOADVÉRBIO
Relaciona-se com o substantivoRelaciona-se com um verbo, adjetivo, outro advérbio ou oração inteira.
Pode sofrer flexões para concordar com o substantivo.Ex: Menina bonita / Menino bonito.É invariável.

Os advérbios de modo mais comuns são: bem; mal; melhor; pior; assim; aliás; depressa; devagar; como; sobretudo; quase; assim; ao léu; às claras; às pressas; à toa; à vontade; às escondidas; aos poucos; desse jeito; desse modo; etc. A maioria das palavras também são terminadas em – mente.

A Norma Gramatical Portuguesa reconhece sete grupos de advérbios: de lugar, de tempo, de modo, de negação, de dúvida, de intensidade e de afirmação.

Bom é um adjectivo; bem é um advérbio. O primeiro corresponde ao latim "bonus" e o segundo ao latim "bene". Melhor pode ser o comparativo do adjectivo bom e do advérbio bem. No primeiro caso, está sujeito a flexão (melhor/melhores), no segundo caso, a flexão não se verifica.

Advérbio é uma palavra invariável que pode modificar o sentido de um verbo, de um adjetivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira.

Os advérbios são uma classe de palavras que acompanham verbos, adjetivos ou outros advérbios, tendo a função de conferir a eles características ou, ainda, de intensificar o seu sentido.

Adjetivo é a palavra que acompanha o substantivo, atribuindo-lhe características, modos de ser e estado. Quando dizemos “Este computador é ágil”, estamos qualificando o substantivo computador com o adjetivo “ágil”.

Significado de Amanhã
advérbio Que ocorre no dia seguinte ao de hoje; que ocorre ou tem lugar no futuro: que nos acontecerá amanhã? Etimologia (origem da palavra amanhã). Do latim maneana, "cedo".