O que é abstinência?

Perguntado por: idrumond . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Abstinência é o ato de se abster ou privar-se de algo. Originalmente, o termo pertence ao vocabulário do estoico e cristão, no sentido de renúncia voluntária à satisfação de uma necessidade ou desejo.

A crise de abstinência, também chamada de síndrome de abstinência, é uma reação do corpo e da mente pela falta de uma substância, que podem ser as drogas. Com sintomas com caraterísticas que podem ser sociais, biológicas, psicológicas e morais, podendo variar conforme a substância em ausência ou os hábitos de consumo.

A abstinência é um conjunto de sintomas e sinais que atinge o dependente químico. Esses sintomas podem provocar efeitos psíquicos, como a ansiedade. Cada substância química pode desencadear um conjunto específico de sintomas, como por exemplo, irritabilidade, apatia, delírio, aumento no apetite, angústia, etc.

Principais efeitos
As bebidas alcoólicas estão entre as drogas que causam mais dependência e têm ação direta no Sistema Nervoso Central, causando diferentes reações depressoras das funções exercidas pelo cérebro.

Existem outros tipos de abstinências, como a abstinência alimentar, abstinência disciplinar, abstinência sexual etc. A abstinência sexual é a privação de relações sexuais, muitas vezes com o objetivo de prevenir doenças, como a AIDS, e outras doenças sexualmente transmissíveis.

O processo de abstinência
Desta forma, a pessoa que fica sem consumir a droga, no processo de abstinência começa a sentir sintomas desagradáveis que estão relacionados tanto ao seu corpo, quanto a sua mente, como por exemplo: irritabilidade, agressividade, náuseas, vômitos, confusão mental, tremores, entre outros.

Nos 4 primeiros dias, a pessoa tem uma forte sonolência e um enorme desejo pela droga. Depois, começa uma síndrome de abstinência prolongada, disfórica marcada pela irritabilidade, apatia e “fissura”. Além disso, é possível observar alguns problemas de memória e pensamentos suicidas.

São Paulo - Um estudo científico comparou os efeitos de sete drogas recreativas nos seres humanos e concluiu que a maconha é a menos mortal delas.

“Além da heroína, outras cinco drogas têm crises de abstinência com sintomas físicos claros: a nicotina, o álcool, o crack, os tranqüilizantes benzodiazepínicos, como Valium, e os barbitúricos, usados como remédios para dormir”, diz o toxicologista Anthony Wong, da Universidade de São Paulo.

Após sofrer uma crise de abstinência, o recomendado é que o paciente evite o consumo de bebidas alcoólicas, drogas e demais substâncias com potencial viciante. Medicamentos somente deverão ser utilizados conforme a recomendação médica. Uma reeducação alimentar também é essencial para a vida após a crise de abstinência.

Nesse cenário, dois medicamentos são consensos entre os médicos: dissulfiram e naltrexona. A naltrexona é um antagonista opioide de longo prazo.