O que é a razão e proporção?

Perguntado por: ebotelho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Na matemática, a razão estabelece uma comparação entre duas grandezas, sendo o coeficiente entre dois números. Já a proporção é determinada pela igualdade entre duas razões, ou ainda, quando duas razões possuem o mesmo resultado.

No caso da proporção, trata-se de uma igualdade entre duas razões diferentes. Ou seja, quando duas frações encontram o mesmo resultado, tratam-se de razões proporcionais. Por exemplo, há uma proporção entre a razão de 6 e 3 e a razão de 8 e 4, uma vez que 6/3 = 2 = 8/4.

Assim, se a razão entre A e B é igual à razão entre os números C e D, dizemos que a seguinte igualdade é uma proporção:

  1. A = C. B D.
  2. 1 – Em toda proporção, o produto entre os extremos é igual ao produto entre os meios, ou seja, se.
  3. A = C. B D.
  4. 70 = x. 400 1600.
  5. x = 112000. 400.

Assim, o conceito de razão nos permite fazer comparações de grandeza entre dois números. Por exemplo, para saber quantas vezes o número 100 é maior do que o número 2 (ou em outras palavras, qual a razão entre 100 e 2), procedemos da seguinte forma: 100 : 2 = 50. Portanto, o número 100 é 50 vezes maior do que o número 2 ...

Proporção é definida como a igualdade entre duas razões. Ela possui algumas propriedades que facilitam a resolução de problemas. A proporção é definida como a igualdade entre duas razões, caso essa igualdade seja verdadeira, então dizemos que os números que foram as razões na ordem dada são proporcionais.

Logo, a razão entre as idades deles será igual a 30/60. Simplificando essa razão, encontramos 1/2.

A razão de 18 para 6 é 3:1 ou 3.

Razão: a razão entre a e b, com b≠0, é o resultado da seguinte divisão: ab. Para escrever uma razão, utilizam-se as representações fracionária, percentual e decimal. Proporção: é uma igualdade entre razões. Supondo b≠0 e d≠0, podemos representar uma proporção da seguinte forma: ab=cd.

A proporção está intimamente ligada com a razão. Para verificação de uma proporcionalidade, ou seja, se as grandezas são proporcionais ou não, devemos fazer uma igualdade de duas razões. Se essas razões forem iguais, os valores serão proporcionais.

Razão é dada pelo quociente entre dois números, ou seja, a divisão entre dois números, na qual devemos sempre respeitar a ordem de cada um. A razão entre dois números é dada pela sua divisão obedecendo a ordem na qual eles foram dados. Tal razão pode ser representada na forma fracionária, decimal e percentual.

A razão entre 0,25 e 5, ou seja, 0,25/5 é igual a 1/20 ou 0,05. Para calcularmos a razão entre dois números, precisamos dividir um pelo outro.

É uma fração, ou seja, a razão na matemática é a divisão, então a resposta é 30/45, simplificando dá o valor de 2/3.

No caso da proporção, é quando se iguala duas razões, ou ainda, quando estas possuem o mesmo resultado. Dessa forma, podemos dizer que a razão obrigatoriamente se relaciona com a operação de divisão. Além disso, vale destacar que duas grandezas são proporcionadas quando se forma uma proporção.

Tipos de proporção
Como foi apresentado na introdução acima, existem dois tipos de proporções entre os elementos: diretamente proporcionais e inversamente proporcionais.

Proporção é um conceito presente na Matemática básica que se relaciona à comparação de grandezas, algo muito comum também em outras áreas do conhecimento, como Física, Química e Biologia. Essas grandezas podem se relacionar de forma direta ou inversamente proporcional.

E 100 dividido por 25 é igual a 4. Assim, a fração equivalente de 25/100 é 1/4.