O que é a quaresma?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 11 votos

O Tempo da Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo celebrado por algumas igrejas cristãs, dentre as quais a Católica, a Ortodoxa, a Anglicana, a Luterana e algumas denominações Presbiterianas e Reformadas. A expressão Quaresma é originária do latim, quadragesima dies.

Esse é um período do calendário litúrgico do cristianismo que serve como antecipação e preparação para a Páscoa — a celebração da ressurreição de Jesus e a festa mais popular do cristianismo. A Quaresma funciona mais como uma preparação espiritual e menos como uma preparação física ou material.

A Quaresma é um período privilegiado de preparação para a Páscoa, que começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina no Sábado de Aleluia, anterior ao Domingo de Páscoa. A preparação para o momento da ressurreição de Cristo envolve uma série de pontos relevantes.

A quaresma são os quarenta dias nos quais os cristãos se preparam para a Páscoa. É considerado um tempo de penitência e de purificação.

Por exemplo, Jesus recolhe-se no deserto por 40 dias e 40 noites (Mt 4.3; Mc 1.1; Lc 4.2). Uma outra ocorrência significativa, na vida e obra de Jesus, é mencionada por Atos dos Apóstolos: Jesus, após a ressurreição, permaneceu na terra 40 dias (At 1.3).

Nesses 40 dias, a Igreja nos propõe algumas práticas para viver melhor esse tempo. Podemos estabelecer 3 pilares essenciais: a oração, o jejum, e a caridade (ou esmola). Na oração, buscamos a Deus e nos colocamos em diálogo com Ele, abertos à sua vontade.

Na Quaresma, fiéis evitam carne vermelha, doces e até conversa.

Segundo ele, não comer carne é uma forma de penitência, que tem como referência a crucificação de Jesus que, de acordo a Bíblia, aconteceu numa sexta-feira. Esse gesto de renúncia é, para os católicos, uma forma de aproximar os fieis de Deus, experimentando restrições de prazer.

O que se pratica na Quaresma? Abstinência de carne, rotina de orações e leitura bíblica são algumas práticas comuns do período da Quaresma. Como vimos, a prática do jejum é observada por muitos fiéis durante os 40 dias de extensão desse período.

Oração, Jejum e caridade.
Esses três meios vistos em conjunto nos convidam a uma atitude, em geral, mais sóbria, austera, recolhida, meditativa. Não significa estar triste, porque um cristão não pode ser triste, mas voltar a pensar no essencial das nossas vidas.

É um tempo de caminhada de purificação e renovação da nossa vida. A espiritualidade da Quaresma lembra a experiência do povo do Primeiro Testamento da Bíblia, que peregrinou durante quarenta anos rumo à Terra Prometida e do próprio Jesus, tentado no deserto durante quarenta dias e quarenta noites (Cf. Mt 4,1-11).

O jejum é uma forma de penitência, de pedir perdão a Deus pelos pecados cometidos e nos aproximar dele. Na Quaresma, intensificamos essa prática como uma forma de preparação para a Páscoa. Somos educados por Deus para nos sentir mais próximos dele. Durante toda a Quaresma, trabalhamos a tríade jejum, oração e caridade.

Os símbolos quaresmais, bem como os gestos e sinais, já são bem conhecidos: Oração, Jejum, Abstinência, Esmola, Cinzas, o Roxo na Liturgia, Penitência, Confissão, Rezar a Via Sacra, os Ramos, a Palavra de Deus… E no Brasil, temos ainda a Campanha da Fraternidade, criada e organizada pela CNBB.