O que é a intuição introvertida?

Perguntado por: abaptista . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.2 / 5 4 votos

A Intuição Introvertida (Ni) é uma forma de pensar que ajuda a entender o panorama geral. Ela ajuda a identificar como diferentes coisas se encaixam e o que pode acontecer no futuro. Também ajuda a criar ideias e pensar sobre coisas de maneiras novas. Ela é frequentemente associada à imaginação e à criatividade.

No oposto, o introvertido prefere lugares onde possa ficar sozinho com seus pensamentos. Pode-se apontar que é muito retraído, esboçando traços de timidez. Na Introversão, os comportamentos são direcionados para o mundo interno subjetivo, fluindo para as estruturas e os processos psíquicos conectados com o próprio eu.

Intuição extrovertida procura despertar novas ideias e descobrir novas possibilidades conectando detalhes diferentes, buscando concretizar mudanças desejáveis ​​no mundo. O objetivo principal é manter abertura suficiente para buscar boas ideias e atualizar potenciais interessantes.

Por definição, a Ni percebe o mundo de forma abstrata e subjetiva. Sendo irracional, ela se orienta por aquilo que chama mais atenção, que salta como importante na psique. Mas aquilo que chama atenção é totalmente alheio ao que tem concretude ou que surge no mundo objetivo.

Para determinar se Ni é a sua função dominante, pergunte a si mesmo como você reage às situações: Você observa situações de um contexto abrangente e prefere focar no “grande esquema das coisas”, buscando subconscientemente padrões que podem ajudá-lo a prever o que acontecerá em seguida?

Abaixo você conhece um pouco mais de cada um dos tipos de introversão.

  • Social. Introversão social é o mais próximo do que as pessoas normalmente associam à introversão. ...
  • Reflexivo. Introversão reflexiva é um conceito mais recente. ...
  • Ansioso. ...
  • Contido.

Eles gostam de refletir e esvaziar seus pensamentos.
Quando os introvertidos, especialmente os ansiosos, finalmente têm tempo para relaxar no final do dia, geralmente gostam de refletir sobre seus eventos diários, seja escrevendo um blog, diário ou expressando seus pensamentos de outra forma criativa.

"A psicologia defende que a intuição é a conclusão a que a pessoa chega usando puramente o inconsciente. As pessoas não têm noção disso, mas não é um processo mágico, paranormal ou divino. Há pessoas que têm essa habilidade mais aflorada e ela consegue fazer essa leitura rapidamente de situações, de fatos e de pessoas.

Uma das primeiras maneiras de como desenvolver a intuição é através da meditação. Quando sua energia está dispersa, é mais difícil entrar em contato com seu eu interior. Como a intuição surge em momentos mais calmos, passar um tempo em silêncio pode ajudar a ficar mais em sintonia consigo mesmo.

ESFP

ESFP – Extrovertido, Sensorial, Sentimental, Perceptivo
Frequentemente vistas como "artistas", as pessoas que têm a personalidade do tipo ESFP são extrovertidas, amigáveis e generosas. Gostam de ficar perto de outras pessoas, espalhando entusiasmo e alegria em casa e no trabalho.

Trata-se de uma ferramenta que ajuda na identificação das características e preferências pessoais de um indivíduo que podem impactar o ambiente organizacional. Equipes de recrutamento costumam utilizar o MBTI em processos de seleção, porém ele pode ser aplicado em qualquer área da organização.

O INTJ é bastante autoconfiante e possui perfeita noção de sua própria capacidade. Vive uma realidade introspectiva, focalizando as possibilidades, utilizando o pensamento de forma lógica e empírica, preferindo que os eventos e as pessoas sirvam a um uso positivo. As decisões surgem naturalmente para o INTJ.

O MBTI é um teste questionário criado pela norte-americana Katharine Briggs (1875-1968) e sua filha Isabel Briggs Myers (1897-1980) com base nas teorias de um dos principais teóricos da Psicologia, Carl Gustav Jung (1875-1961). O livro “Tipos Psicológicos” foi publicado originalmente em alemão em 1921.

Quais são as funções cognitivas mais importantes?

  • Orientação. O que é a orientação? ...
  • Gnosias. O Que são as gnosias? ...
  • Atenção. O que é a atenção? ...
  • Funções executivas. O que são as funções executivas? ...
  • Praxias. O que são as praxias? ...
  • Memória. O que é a memória? ...
  • Linguagem. O que é a linguagem?

A função mais mais desenvolvida e consciente é chamada de “função dominante”, que é seguida pela auxiliar, terciária, e função inferior respectivamente. A função dominante representa o núcleo de força e características definidoras de cada tipo.