O que é a distribuição da população?

Perguntado por: rgalvao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 7 votos

Essa relação corresponde à divisão da população absoluta de um país pela área desse mesmo território. Essa informação constitui o dado denominado Densidade Demográfica (hab./km²).

Distribuição da População
Não basta saber a quantidade total de habitantes, mas também onde as pessoas vivem. A população mundial não se distribui de maneira regular: mais da metade do planeta vive no continente asiático (cerca de 59%).

A população brasileira estabelece-se de forma concentrada na Região Sudeste, com 80.364.410 habitantes; o Nordeste abriga 53.081.950 habitantes; e o Sul acolhe cerca de 27,3 milhões. As regiões menos povoadas são: a Região Norte, com 15.864.454, e o Centro-Oeste, com pouco mais de 14 milhões de habitantes.

Essa divisão indica se um país é muito ou pouco povoado. O termo povoado indica a população relativa de um lugar, país ou região. No caso dos países, por exemplo, as estimativas demográficas de 2020 indicam que os países mais povoados do mundo são: Cingapura, Hong Kong, Vaticano, Malta e Maldivas.

A distribuição da população é influenciada por fatores físicos (clima, relevo, vegetação, solo, rede hidrográfica) e fatores humanos (económicos, sociais, históricos, culturais).

Resposta: A importância do estudo da distribuição da população segundo os setores de produção é importante para avaliar a economia de um país ou região, possibilitando assim o planejamento econômico e social e o incentivo deste ou daquele setor.

Os organismos numa população podem estar distribuídos em um padrão uniforme, aleatório, ou agrupado. Uniforme significa que a população está espaçada igualmente, aleatório indica um espaçamento aleatório, e agrupado significa que a população está distribuída em grupos.

População é o conjunto de indivíduos que habitam uma determinada localidade. Os estudos populacionais são de suma importância para o planejamento territorial. População caracteriza-se pelo conjunto de indivíduos que habitam um determinado território.

Devido à extensão territorial do país e ao processo histórico de ocupação, a distribuição populacional acontece de forma desigual pelas regiões e estados. Além disso, o Brasil se caracteriza como um país urbanizado, uma vez que a maioria dos seus habitantes vive nas áreas urbanas.

A população refere-se ao conjunto de indivíduos de um território. Há dois tipos de população, sendo eles: População absoluta: é o número total de pessoas que habitam um determinado território. População relativa: é o número total de habitantes divididos pela área do seu território de habitação.

Duas medidas importantes de uma população são o tamanho populacional, o número de indivíduos, e densidade populacional, o número de indivíduos por unidade de área ou volume. Ecologistas estimam o tamanho e densidade de populações usando quadrantes e o método de marcação e recaptura.