O que Dora fazia para sobreviver?

Perguntado por: rmoraes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Dora, uma professora aposentada, ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas na estação de trem Central do Brasil, no Rio de Janeiro. A mulher, um tanto amargurada, de repente tem sua vida entrelaçada com a do menino Josué, que acabara de perder a mãe.

Figura 1: Dora escreve as cartas para analfabetos na Central do Brasil.

O tema principal de Central do Brasil, obra-prima de Walter Salles (1998), é a separação e a perda. Ambos os personagens principais sofreram perdas dolorosas, uma mulher de meia-idade (Dora) e uma criança (Josué), pouco confiáveis, estão à procura de seu pai.

Central do Brasil
Ele, um garoto pobre, que com oito anos de idade perde sua mãe no Rio de Janeiro e sonha com uma viagem ao Nordeste para conhecer o pai. Dora conhece Josué, que após a perda da mãe fica perdido e entregue às várias formas de violência urbana, típicas de uma cidade grande num país subdesenvolvido.

As questões sociais da violência, da migração, do analfabetismo, da religião e da pobreza são representadas no percurso das personagens.

A carta é uma das mais antigas formas de comunicação entre as pessoas. Através das cartas, pode-se reconstruir a história da humanidade. A Bíblia, por exemplo, é considerada uma das fontes de informações mais antigas por publicar cartas como a dos discípulos Pedro e Paulo que acompanharam Jesus em suas jornadas.

O papel que utilizamos nos dias atuais foi inventado 100 anos depois do nascimento de Cristo por um chinês chamado T'sai Lun.

Através de um filme representa-se algo, seja uma realidade percebida e interpretada, ou seja um mundo imaginário livremente criado pelos autores de um filme.

O Incrível Hulk é o único que chegou ao Brasil na mesma data que nos EUA: 12/7/2008. Capitão América: O Primeiro Vingador estreou uma semana depois que no resto do mundo.

O uso de filmes como recurso didático na disciplina de História deve proporcionar a aprendizagem, fazendo a interação entre o mundo e a escola, o real e o imaginário, procurando despertar o interesse pela análise, reflexão e crítica, estabelecendo relações com os conteúdos, contextualizando-os com os processos ...

Josué aprendeu a acreditar no Deus do impossível, graças ao seu Mestre, que o ensinou a rezar e dialogar com Deus como um amigo. Josué foi um “bom pastor” ao se dedicar ao cuidado do povo que Deus lhe confiou. Foi um homem viril, corajoso e forte, graças à sua docilidade à vontade divina.

A narrativa de Josué mostra como Deus conduziu os exércitos de Israel a entrar na terra de Canaã (prometida por Deus) e como os israelitas, sob a direção de Josué, conquistaram essa terra, tomando-a de sete povos militarmente superiores a eles. Esse é o alvo do livro.

Josué foi o sucessor de Moisés, que liderou o povo de Israel na conquista da terra prometida. Ele conquistou a cidade de Jericó e organizou a divisão da terra de Canaã entre as doze tribos.