O que deixa o PC mais rápido é o processador ou a memória?

Perguntado por: dsilveira . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

O processador deixa o computador mais rápido ou atrapalha a velocidade do equipamento, pois permite a realização de operações simultâneas. O item processa os dados e gerencia os recursos do sistema. Memória – Outro item que influencia um computador lento, impactando na velocidade é a memória RAM.

No entanto, adicionar RAM é uma solução melhor, pois seu processador pode ler dados da RAM mais rapidamente do que a partir de um disco rígido. A RAM tem dois atributos principais que afetam o desempenho do computador: capacidade de memória e velocidade da memória.

A CPU realiza as seguintes tarefas: Busca e executa as instruções existentes na memória. Os programas e os dados que ficam gravados no disco (rígido ou disquete) são transferidos para a memória. Uma vez estando na memória a CPU pode executar os programas e processar os dados.

Dicas para deixar o computador mais rápido

  1. Limpar o disco. ...
  2. Desinstalar programas inúteis. ...
  3. Limpar pastas, arquivos e esvaziar lixeira. ...
  4. Desfragmentar disco. ...
  5. Desativar a inicialização de programas. ...
  6. Manter computador atualizado. ...
  7. Manter o computador livre de vírus.

No mínimo, você vai querer 4GB de RAM para rodar aplicativos de jogos modernos. No entanto, como regra geral, 8GB de RAM é recomendado para evitar qualquer desempenho ou questões relacionadas com a velocidade.

Em suma, quanto maior a RAM, maior o espaço livre para lidarmos com os arquivos. Ou seja, se for necessário acessar muito conteúdo do HD de uma vez, é preciso que a RAM seja espaçosa o suficiente para lidar com tudo.

A memória RAM — Memória de Acesso Aleatório ou Random Access Memory, em inglês — permite a leitura e a escrita de arquivos. Ou seja, a sua função é possibilitar que o processador tenha acesso imediato aos dados que deseja, contribuindo para uma maior rapidez e capacidade de resposta das solicitações.

Ela permite executar tarefas com rapidez inédita e mergulhar em entretenimento e conectividade de última geração.

Um processador para jogos, por exemplo, deve ter um grande número de núcleos e threads, pois isso pode garantir maior desempenho, mais agilidade na execução de comandos e melhor processamento de cálculos. Para essa finalidade, é recomendado ter um processador com 6 núcleos no mínimo.

Ela armazena temporariamente os dados que o processador precisa para executar tarefas e aplicativos. Então os arquivos do Windows e de todos os programas abertos no momento ficam na memória RAM. É por isso que quanto mais memória RAM mais programas você consegue abrir ao mesmo tempo.

5 coisas que podem deixar o seu computador lento

  • Navegador com muitas extensões. ...
  • Muitos programas sendo executados ao mesmo tempo. ...
  • Vírus e malwares consumindo processamento. ...
  • Drivers, programas e sistema desatualizados. ...
  • Computador antigo ou com poeira acumulada.

Até sistemas relativamente novos podem apresentar um ganho significativo no desempenho quando um disco rígido tradicional é substituído por um SSD. SSDs básicos da Kingston são 10 vezes mais rápidos do que um disco rígido giratório, proporcionando um acesso mais rápido a programas e arquivos.

Vantagens de uma memória RAM 16GB
Isso limita a possibilidade de trabalhar com muitos programas abertos ao mesmo tempo; resumindo, o sistema com essas memórias pequenas costuma ser bem mais lento. Com 8GB de RAM, esse desempenho já fica bem mais satisfatório, e com 16GB fica melhor ainda.

Para jogar, 16 GB costuma ser suficiente. Porém, se pretende executar várias tarefas, executar outras máquinas virtuais ou realizar tarefas intensivas, é recomendável instalar até 32 GB.

A maioria esmagadora dos games atuais tem requisitos recomendados com quantidades entre 12 e 16GB de memória RAM. Essa quantidade é mais do que suficiente para rodar tudo.