Como a memória RAM ajuda o processador?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

A memória RAM — Memória de Acesso Aleatório ou Random Access Memory, em inglês — permite a leitura e a escrita de arquivos. Ou seja, a sua função é possibilitar que o processador tenha acesso imediato aos dados que deseja, contribuindo para uma maior rapidez e capacidade de resposta das solicitações.

Com a RAM mais rápida, você aumenta a velocidade na qual a memória transfere informações para outros componentes. Ou seja, seu processador rápido agora tem uma maneira igualmente rápida de conversar com os outros componentes, tornando o computador muito mais eficiente.

Dito isto, geralmente, entre estes dois componentes, o mais importante é quase sempre o processador. A velocidade da sua máquina depende quase sempre do tempo que o CPU demora a processador a informação que lhe atira para cima.

O processador deixa o computador mais rápido ou atrapalha a velocidade do equipamento, pois permite a realização de operações simultâneas. O item processa os dados e gerencia os recursos do sistema. Memória – Outro item que influencia um computador lento, impactando na velocidade é a memória RAM.

Ter memória suficiente para jogos que você quer jogar é recomendado para qualquer gamer que quer melhorar sua experiência de jogos e se beneficiar de tempos de carregamentos mais rápidos. A RAM aumentará a responsividade do seu sistema, carregará o jogo mais rapidamente e melhorará as taxas de quadros.

E a resposta para isso é: em alguns cenários e dependendo de quanta RAM você tem, sim, adicionar mais memória RAM ajuda a dar mais FPS. Os jogos requerem uma certa quantidade de memória para serem executados. A quantidade de memória que os jogos exigem para serem executados pode variar de jogo para jogo.

Para a maioria dos jogadores casuais e usuários de computadores, 16GB de RAM é mais que suficiente, e 8GB de RAM provavelmente será suficiente para as necessidades diárias.

A memória RAMMemória de Acesso Aleatório ou Random Access Memory, em inglês — permite a leitura e a escrita de arquivos. Ou seja, a sua função é possibilitar que o processador tenha acesso imediato aos dados que deseja, contribuindo para uma maior rapidez e capacidade de resposta das solicitações.

Sintoma de uma memória RAM com defeito
Por exemplo, lentidão demasiada, travamento do sistema e “tela azul”. Entretanto, existem outros sintomas que também podem estar relacionados com a memória RAM com defeito, como aumento do número de arquivos corrompidos, baixo desempenho e erro na placa de vídeo.

Algumas configurações feitas no próprio sistema operacional, Windows, ajudam a melhorar a velocidade da máquina.

  1. Desfragmentação de disco.
  2. Desative funções.
  3. Limpar a inicialização do sistema.
  4. Desinstalar softwares e arquivos temporários.

O processador só pode ser rápido se a memória RAM acompanhar. O MMU é o recurso que transforma as instruções lógicas (virtuais) em endereços físicos nos bancos de memória. O processador varre a memória atrás de dados e instruções e o MMU é o recurso que anota onde cada informação do sistema está hospedada na memória.

memória RAM

A CPU (Central Processing Unit) trabalha diretamente com a memória RAM. Assim, todos os dados processados pelo chip são enviados pelos módulos de memória RAM.

32GB. Se você está pensando em montar um PC para jogos pesados ou para edições de vídeos, por exemplo, é preciso pensar em quanto de memória RAM você vai utilizar, pois hoje em dia, apenas 8GB pode não ser o suficiente, mesmo se você tiver um ótimo processador e uma placa de vídeo legal.