O que cada tipo de roupa transmite?

Perguntado por: uportela . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Cores mais sóbrias e discretas, em geral, são associadas a seriedade, elegância etc. Cores mais vivas e vibrantes tendem a comunicar extroversão e informalidade. Mas isso não é regra, já que tudo depende da combinação de elementos ao montar um look.

Toda roupa transmite alguma mensagem a respeito da pessoa que está usando, do grupo pertencente e principalmente a ideia que a pessoa que está vestindo quer transmitir. * Isso tudo diz respeito à semiótica e aos signos da moda, a maneira pela qual a pessoa quer ser vista pela sociedade em geral.

Branco: proteção, respeito, pureza, limpeza e paz. Roxo/Violeta: realeza, erotismo, sabedoria, conhecimento e sensibilidade. Verde: perseverança, autoconsciência, tenacidade, orgulho e vigor. Laranja: energia, humor, calor, vibração e entusiasmo.

O estilo de roupa pode transmitir qualidades como caráter, sociabilidade, competência e inteligência. Porém, nem sempre quem vê roupa vê habilidade, seja porque nos vestimos sem intenção e sabotamos uma comunicação eficaz, seja porque tentamos forjar pela roupa, algo que não existe.

Entre os sete estilos universais estão: natural esportivo, tradicional, elegante, romântico, criativo, sexy ou dramático urbano.

O modo de se vestir faz parte da expressão pessoal de uma pessoa e revela sua personalidade, bem como estado de espírito, atitude, senso estético, intenções, além de comunicar cultura e hábitos de consumo.

Agora que você já sabe quais instruções seguir na hora de lavar a roupa, saiba quais tecidos que não podem ser passados, na maioria dos casos:

  • lã;
  • cetim;
  • seda;
  • nylon;
  • malha;
  • microfibra;
  • poliéster;
  • tactel.

“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.

As nossas roupas e o modo como nos vestimos podem denunciar nossa mentalidade, nossos anseios ou nosso humor. Quando vestimos algo que não é do nosso gosto, seja por uma formalidade ou convenção social, por exemplo, sentimo-nos desconfortáveis.

Tonalidades quentes, como o vermelho, o laranja e o amarelo, costumam ser lidas como alegres, estimulantes e dinâmicas. Já os tons frios, como o azul, o verde e o roxo, são frequentemente associados à tranquilidade e seriedade.