Faz mal esmalte em gel?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Para a maioria das pessoas, os esmaltes em gel nunca causaram problemas. No entanto, para alguns, pode desencadear uma vida inteira de alergias a vários produtos médicos e a obturações e implantes dentários que contêm acrilato – um composto químico essencial nessas manicures e pedicures.

Estudos indicam que o aparelho utilizado por manicures aumenta o risco de câncer de pele, uma vez que é necessário expor as unhas à luz UV emitida pela cabine para que o esmalte em gel endureça e seque.

Apesar de parecer uma solução milagrosa, o esmalte em gel não deve ser usado sempre, como uma rotina, como alertou a médica. Como ele é difícil de remover, muitas mulheres precisam voltar na manicure para tirar e já aproveitam para fazer a unha novamente.

Existe alguma restrição para usar esmalte gel? A verdade é que é possível usá-lo tanto em alongamentos de unha quanto em unhas naturais. Caso seu leito ungueal esteja saudável, sem nenhum dano ou fraqueza, vale muito a pena investir nesse item.

Um estudo publicado na revista Nature mostrou que a exposição aos raios ultravioletas emitidos pela lâmpada usada na secagem do gel pode ser cancerígena. Os pesquisadores observaram que esse efeito era proporcional ao tempo de exposição, portanto o aumento de risco de câncer de pele existe em longo prazo.

O alongamento de unha em gel dura em média 3 meses. Porém, durante esse período é necessário fazer manutenções a cada 20 dias. Isso acontece porque durante esse período a unha cresce, a manutenção serve para aplicar o gel na parte nova da unha.

É uma ótima opção para quem deseja viajar e precisa que as unhas fiquem perfeitas por mais tempo. A desvantagem em relação ao esmalte convencional é que todo o processo é mais trabalhoso e o crescimento da unha pode incomodar um pouco a pessoa. É preciso hidratar muito as cutículas também.

A esmaltação em gel jamais pode encostar na cutícula porque isso prejudica o trabalho da profissional, deixando a unha sem acabamento, e reduz a resistência nas unhas. Outro ponto negativo ao errar na esmaltação em gel, é o risco do desenvolvimento de doenças como alergia ou dermatite de contato.

Além disso, diferente das unhas de gel que precisam ir em uma cabine UV para finalizar o processo, o esmalte de efeito gel não exige que a unha passe pela cabine UV, o que facilita o processo de esmaltação, podendo ser feito em casa sem qualquer dificuldade!

“Trabalhos da literatura médica mostram que essa técnica promove o enfraquecimento da unha natural, que fica mais fina e quebradiça. Além disso, a exposição da mão à luz ultravioleta pode ser um fator de risco para câncer de pele, mas ainda não há estudos para confirmar isso.

Esmaltação em gel gera uma resistência,por ter uma composição que ativado na cabine LED/UV, causa uma rigidez maior. Tem durabilidade de 15 a 21 dias. A esmaltação em gel se torna mais vantajosa, pelo custo benefício, brilho intenso e por proporcionar um revestimento que causa uma “impressão “ de unhas mais “fortes”.

Um dos benefícios principais do esmalte em gel é a durabilidade que proporciona unhas lindas e perfeitas! Um esmalte comum costuma manter-se, no máximo, uma semana enquanto o esmalte em gel pode chegar até 15 dias. No caso do esmalte em gel, os componentes dele impedem a descamação durante as tarefas do dia a dia.

A fibra de vidro é um tipo de alongamento de unha muito resistente. Ela é ideal para quem faz trabalhos manuais ou para quem digita muito. O seu resultado tende a ser o mais natural possível, pois as suas camadas não costumam ficar muito grossas.

Um das causas possíveis pode ser a sensibilidade ao formaldeído (formol), presente em alguns produtos e bases fortalecedoras. O formol pode penetrar a lâmina da unha e deixar o leito (a pele por baixo) mais sensível.

É normal que depois de ter retirado o gel, as unhas se tornem frágeis e quebradiças, pelo menos nos primeiros tempos. Por isso, mantê-las curtas é fundamental para que a sua recuperação seja mais rápida e eficaz. Prefira um corte arredondado, pois esse é o melhor formato para que não lasquem ou quebrem acidentalmente.