O que acontece se misturar água sanitária e vinagre?

Perguntado por: sbeiramar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 13 votos

Água sanitária + vinagre Produz um gás tóxico de cloro Queimaduras químicas, principalmente nos olhos e nas vias aéreas, do nariz até os pulmões. Amônia + água sanitária Produz vapores tóxicos de cloramina A inalação desses vapores pode causar danos respiratórios e queimaduras na garganta.

Alvejante e vinagre
Pois essa combinação de produtos pode gerar um vapor altamente corrosivo e atingir os pulmões ao ser inalada, intoxicar o organismo e até queimar a pele. Para muitos, o alvejante é a mesma coisa que água sanitária, porém não é bem assim.

Resumindo: cuidado com a água sanitária

  • Sabão em pó e bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio é uma substância alcalina, ou seja, possui um pH elevado, o que ajuda a neutralizar odores. ...
  • Bicarbonato de sódio com vinagre de álcool. ...
  • Álcool e amaciante de roupas. ...
  • Vinagre com sabão em pó ...
  • Detergente líquido com vinagre.

Alvejante e vinagre
A verdade é que combinar esses dois ativos pode gerar um vapor altamente corrosivo. Assim, você abre a possibilidade de ele atingir pulmões, intoxicar o organismo e até queimar a pele. Por isso, nunca faça essa mistura!

Bicarbonato de sódio com vinagre
Sendo assim, todas as propriedades de limpeza que os produtos tinham antes, se perdem. Mas esse não é o único motivo que você tem para não combiná-los. Quando usados juntos, em um local fechado, esse dois compostos podem causar até mesmo uma explosão.

Agentes neutralizantes, como bicarbonato, água oxigenada, vinagre, bissulfito de sódio ou tiossulfato de sódio.

Dentre os principais produtos de limpeza que não devemos misturar, estão a água sanitária e o álcool em gel. Quando usados juntos, eles produzem clorofórmio e ácido muriático, que podem causar problemas em diversos órgãos, como pulmões, fígado, rins e pele.

Assim, quando esses dois produtos são misturados, ocorre a formação de cloroaminas, substâncias que, se inaladas, podem causar problemas de saúde que vão desde alergias até intoxicações e queimaduras.

Misturar água sanitária com outros produtos de limpeza
Em combinação com outros produtos, pode causar reações alérgicas, mal-estar, queimaduras e explosões. Inclusive, se for usá-la na limpeza, tenha certeza de que a superfície foi bem enxaguada antes de aplicar outro produto de limpeza.

O hipoclorito de sódio serve para limpar superfícies, clarear a roupa branca, fazer a lavagens de verduras e também para purificar a água para consumo humano, reduzindo as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias, que causam doenças como diarreia, hepatite A, cólera, rotavírus, entre outros.

A água sanitária
Ela tem em sua composição o cloro, mas em quantia limitada: no máximo 2,5% de cloro ativo. Mesmo sendo bastante diluída, a água sanitária tem um poder germicida elevado, sendo comumente utilizada na lavagem de frutas e legumes.

Pois é, se você costuma misturar água sanitária e sabão em pó na limpeza, essa pode ser a explicação. Combinados, os dois produtos resultam em clorofórmio (aquela substância que vemos nos filmes usada em lenço para apagar o mocinho), o que pode causar esses sintomas.

Quando o bicarbonato de sódio entra em contato com o vinagre, o ácido acético reage com o bicarbonato de sódio. Um dos produtos da reação é um gás muito conhecido, chamado dióxido de carbono, o CO2. É por isso que se observou efervescência. O gás ficou retido no balão , e por isso o balão enche.

Essa mistura é potente contra as marcas de gordura nos vidros e azulejos! Coloque 300 gramas de açúcar e 400 ml de água em uma panela em fogo médio, aguarde a dissolução. Transfira essa combinação para um balde, acrescente 300 ml de água sanitária e misture bem. Deixe esfriar por cerca de uma hora.

bicarbonato de sódio

Como substituir a água sanitária na sua casa
Basta adicionar meio copo de vinagre branco na máquina de lavar, junto com o sabão de costume, para obter resultados satisfatórios. O bicarbonato de sódio é outro ingrediente versátil para limpeza doméstica e também pode ser utilizado na lavagem de roupas.

Por sua vez, o gás cloro oxida praticamente tudo o que encontra pela frente, inclusive a bilirrubina (pigmento que dá a cor amarela para a urina), que provavelmente é o que a faz escurecer, ficando avermelhada ou alaranjada.