O que acontece se eu não pagar um boleto bancário?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Boletos bancários são gerados com o vencimento de 2 dias úteis após a finalização de sua compra. Caso não ocorra o pagamento do boleto dentro do prazo de vencimento seu pedido é cancelado automaticamente.

Ao abrir um protesto o devedor tem até três dias úteis para pagar em cartório e caso a dívida não seja quitada nesse período, o devedor será protestado. Ao ser protestado, será feito o registro nos livros do cartório e o protesto só será cancelado mediante o pagamento da dívida.

O protesto ou contestação de uma dívida deve ser feito em um Cartório de Protesto de Títulos ou Tabelião de Protestos; No caso de boletos bancários, é preciso fazer uma duplicata, antes de ir ao cartório; Após o processo iniciar, o devedor tem até 3 dias úteis para pagar.

Se você tentou pagar um boleto dentro do prazo e não conseguiu, não se preocupe! Pra resolver, é só aguardar 10 minutinhos e fazer o pagamento novamente. Às vezes, quando o tempo entre a geração e o pagamento do boleto é muito curto, acontece uma falha momentânea.

Se o boleto já foi pago, você ainda pode conseguir o cancelamento, pois o documento tem um prazo de compensação de até três dias úteis. Durante esse período, o pagamento fica em análise e pode ser cancelado pela instituição financeira por meio da qual você realizou a transação.

O jurídico vai requerer tudo o que for possível e dentro da lei para fazer com que você pague. Além disso, o processo pode durar anos na justiça e mesmo que venha a caducar, enquanto houver dívida, a cobrança de forma extrajudicial poderá ser realizada. Assim, se você não fizer nada, a sua dívida será eterna.

Todavia, diante da nossa experiência, baseando-se em mera expectativa, acreditamos que um processo judicial pode demorar em média de 6 meses a 2 anos. Quando falamos em 6 meses é justamente quando o devedor é citado da ação judicial e entra em contato para realização de um acordo.

30 dias

Com quantos dias a empresa pode protestar um boleto? De acordo com a Lei Federal 9.492/97, o protesto de um boleto é permitido a partir da data de vencimento do título. No entanto, vale reforçar que a boa prática do mercado é aguardar até 30 dias após o vencimento para realizar o protesto.

Geralmente, os custos de protestar um boleto vencido são arcados pelo devedor e variam de acordo com valor da dívida e com a região e tabelionato escolhido. Em alguns estados os valores cobrados começam a R$ 10 e podem chegar a mais de R$ 1.000, dependendo do valor da dívida.

As consequências disso são conhecidas: redução do score, dificuldade de acessar boas opções de crédito, entre outras. O credor também pode ajuizar uma ação de cobrança após o protesto em cartório, acarretando em consequências piores no âmbito judicial, como a penhora de bens.

O primeiro passo para resolver esse impasse é se organizar.

  1. Faça um levantamento do valor das dívidas. ...
  2. Entenda quanto é possível pagar por mês para abater no saldo da dívida. ...
  3. Faça uma renda extra. ...
  4. Participe do Feirão Serasa Limpa Nome. ...
  5. Consulte opções de negociação no Serasa Limpa Nome.