Como cobrar o boleto do cliente?

Perguntado por: gagostinho7 . Última atualização: 20 de julho de 2023
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Solicite, junto ao banco ou gerador, o serviço de emissão de boletos. Reúna os dados do beneficiário, ou seja, do recebedor da cobrança (nome completo, CPF ou CNPJ, endereço). Colete os dados do sacado, pagante do título (nome completo, CPF ou CNPJ, endereço).

Qual a melhor maneira de cobrar um boleto em atraso?

  1. 1 – Conheça seus clientes. ...
  2. 2 – Investigue as causas para o atraso no pagamento. ...
  3. 3 – Envie lembretes por SMS. ...
  4. 4 – Faça o primeiro contato por e-mail. ...
  5. 5 – Ligue para o cliente devedor. ...
  6. 6 – Envie uma carta de cobrança. ...
  7. 7 – Automatize a cobrança.

Realizar o protesto de um boleto é mais simples do que parece. Após reunir os documentos que comprovem que o boleto não foi pago e dar entrada no protesto, o devedor tem até 3 dias úteis para quitar o pagamento. O valor deve ser pago no cartório ou direto na empresa. Caso não seja realizado, o devedor será protestado.

“Olá, [nome do cliente]. Como vai? Identificamos alguns títulos pendentes em seu nome e, como você é um dos nossos melhores clientes, queremos resolver juntos essa situação. Esperamos seu contato para conversarmos e combinarmos a melhor solução.”

Exemplo: “Olá [Nome do cliente], a data do vencimento do seu boleto da Loja X está se aproximando! Pagando em dia, você evita multas por atraso.” Neste tipo de mensagem, reforce os benefícios de se pagar em dia, como evitar porcentagens de juros e garantir possíveis descontos.

Você tem mais de uma opção para cobrar uma pessoa, mas primeiro saiba desses pontos importantes para fazer uma pessoa te pagar uma dívida:

  1. Converse com a pessoa devedora. ...
  2. Esteja aberto a negociar. ...
  3. O acordo deve ser lembrado sempre. ...
  4. Um novo acordo ou condições de parcelamento podem ajudar a receber a dívida.

Exemplo de texto para envio de boleto a vencer
Olá, [fulano de tal]. Tudo bem? O boleto referente a compra do [produto/serviço], no valor de R$ XX,XX vence amanhã. Evite multas por atraso realizando pagamento em qualquer banco, na lotérica, nos canais digitais do seu banco (internet banking) ou app de pagamento.

O protesto de um boleto pode ser realizado quando o mesmo está vencido e não foi pago. É um recurso indicado apenas no caso de tentativas de negociação falhas, quando o cliente demonstra falta de interesse em resolver a situação.

As parcelas devem ser pagas em sua totalidade, até o final do contrato. Caso você não pague seus boletos, seu nome pode ser negativado e, com isso, sua pontuação de score e situação de crédito no mercado são prejudicadas.

O que fazer se o cliente se recusar a pagar?

  1. Entre em contato. A primeira coisa a se fazer quando um consumidor fica inadimplente é entrar em contato. ...
  2. Tenha um padrão de abordagem. ...
  3. Ofereça facilidades. ...
  4. Suspenda o serviço. ...
  5. Procure ajuda especializada. ...
  6. Acione o SPC e o Serasa. ...
  7. Recorra à Justiça.

Acione a Justiça para reaver a quantia. Em último caso, você pode recorrer a uma cobrança extrajudicial ou até mesmo uma ação judicial para tentar reaver o valor que foi emprestado. Nesse caso, você deve entrar em contato com um advogado para entender como podem acontecer os trâmites da cobrança judicial.

Dicas de como convencer os clientes a pagar antecipadamente:
Explique imediatamente sua forma de trabalho e avise o cliente sobre quando será necessário efetuar o pagamento. – Trabalhe em sua imagem e se posicione como um especialista. Isso aumentará o crédito de confiança e profissionalismo.

O principal risco em fazer a cobrança pelo WhatsApp é ser bloqueado, não só pelo devedor, mas principalmente pela META, empresa dona do aplicativo. Além disso, é preciso respeitar o Código de Defesa do Consumidor e não enviar nenhuma mensagem de constrangimento, ameaça ou expor a outra parte ao ridículo.

Você deve enviar a mensagem para o e-mail que foi informado pelo devedor no momento do cadastro e, também, para outros e-mails que você tenha obtido ao longo das tentativas de cobrança. Enviar esse aviso prévio de cobrança é uma ótima forma de motivar o devedor a efetuar o pagamento e evitar o protesto.

Como cobrar educadamente um cliente
Ser sempre respeitoso, discreto e atencioso ao cobrar um cliente é essencial. Deve-se tomar cuidado com palavras e tom de voz, substituindo palavras indelicadas, como “dívida”, por “um valor em aberto” por exemplo.

O que fazer quando o cliente não responde

  1. “Desculpe incomodar”
  2. Mude a postura de vendedor.
  3. Tenha uma conta comercial.
  4. Conheça os motivos pelos quais as pessoas não respondem.