O que acontece quando uma pessoa usa o seu CPF?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 16 votos

É possível que o CPF esteja sendo utilizado indevidamente por terceiros quando a vítima recebe cobranças de dívidas desconhecidas, compras e empréstimos não realizados pelo titular. A situação pode agravar e até acarretar ter o nome negativado por endividamento.

307. Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem: Pena: detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave. Art.

Quais são os tipos de fraudes com CPF?

  • Contratação de empréstimos.
  • Solicitação de cartão de crédito.
  • Prestação de serviços.

Perigos em informar o CPF
Com esse tipo de dados em mãos, pessoas mal-intencionadas podem gerar grandes prejuízos financeiros fazendo compras de produtos, solicitações de cartão de crédito, entradas em financiamentos, entre diversas outras ações em nome das vítimas – que nem sonham que podem estar levando um golpe.

Posso fazer um empréstimo pessoal com dados de outra pessoa? Não. Todos os dados fornecidos pelo cliente devem ser do próprio contratante, usar dados de terceiros para solicitação de empréstimo é considerado fraude.

'Investigação' via Banco Central
Por isso, é importante saber se em algum momento você se tornou vítima de golpistas. Uma das principais ferramentas disponíveis é o Registrato, do Banco Central. Por lá é possível monitorar a utilização do seu CPF.

Hackers e cibercriminosos podem tomar posse do endereço residencial de vítimas para cometer uma série de crimes. Eles conseguem se apropriar deste e de outros dados sensíveis após invadir contas de e-mail ou acessar fóruns ilegais que vendem dados coletados em vazamentos de serviços online, por exemplo.

Phishing: um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de um usuário utilizando técnicas de engenharia social. A consequência pode ser o vazamento de informações pessoais e financeiras, além de infectar o computador com códigos maliciosos.

Tem como fazer compras só com o CPF? Para responder de forma resumida: não. Não é possível fazer uma compra usando única e exclusivamente o seu número de CPF.

Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .

A clonagem é feita por meio da digitalização do documento em que se pretende clonar. A partir daí, ele sofre pequenas alterações com um programa de edição de imagem. Dessa forma, os fraudadores usam seus dados e incluem informações que são necessárias para que o golpe não seja comprovado.

A contratação de um empréstimo consignado não está condicionada à assinatura de um documento físico. É possível contratar por meio de ligação telefônica, caixa eletrônico e até mesmo aplicativos disponibilizados pelas instituições financeiras.

Não. Um empréstimo não pode ser assinado por qualquer outra pessoa que não seja o titular do pedido. Essa é uma prática ilegal e a regra é válida para qualquer linha de crédito. O pedido de empréstimo é vinculado diretamente ao CPF do tomador, sendo proibida a utilização do documento por terceiros.