O que acontece quando o sonho parece real?

Perguntado por: rpinheiro . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.1 / 5 5 votos

Sonhos lúcidos são aqueles em que você está consciente de que está sonhando. Diferentemente dos sonhos comuns, nos quais você age de forma automática e não questiona a realidade ao seu redor, nos sonhos lúcidos você possui a capacidade de reconhecer que está em um mundo onírico e pode exercer controle sobre ele.

O onirismo é um estado psicológico (ou uma alteração da consciência) que se caracteriza pela presença de alucinações semelhantes às que acontecem quando sonhamos, mas neste caso acontecem em estado de vigília. A condição também é conhecida por delírio do sono.

Os sonhos lúcidos podem ser benéficos e muitas vezes são usados para interromper pesadelos frequentes, que podem resultar no estresse. Similarmente, a possibilidade de controlar os sonhos também pode reduzir sintomas da ansiedade.

O interesse pelos sonhos lúcidos — a consciência de estar sonhando enquanto dormimos — vem aumentando na última década. E houve um pico particularmente grande nas buscas na internet sobre o assunto durante a pandemia de covid-19. É difícil induzir os sonhos lúcidos de forma confiável.

Uma série de estudos demonstrou de forma convincente que o funcionamento cerebral durante os sonhos lúcidos se dá de maneira diferente se comparado ao que acontece aos sonhos comuns, bem como em estado vigil. Tais estudos mostram que os sonhos lúcidos apresentam características tanto de um, como de outro.

Quando um sonho é um aviso, o mesmo não ira sair da sua cabeça, mesmo depois de horas. Os sonhos de aviso, são carregados de muitos pensamentos de que algo está para acontecer, e sentimos um medo muito forte que não passa e causam muita angústia.

Assim como lembrar dos sonhos, há benefícios de bem-estar e qualidade de vida trazidos pelos sonhos lúcidos! Um artigo do site WebMD – que reúne especialistas de diversas áreas da medicina – mostra que, ao tê-los, uma pessoa acordada pode ter: Menos ansiedade, porque controlar o sonho pode servir como terapia.

Os sonhos lúcidos são vistos sob essa perspectiva como sendo o presente dado aos homens pela Espiritualidade Elevada, de se recordarem das experiências vividas durante o sono, por serem úteis e/ou necessárias tais recordações.

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos.

A boa notícia é que, não, não existem riscos nos sonhos lúcidos. A única coisa que pode acontecer é você começar a destravar lembranças e memórias subconscientes que, talvez, geram desconfortos ao acordar. Mas o ato de sonhar, em si não traz riscos.

Insistir demais
A última coisa que você nunca deve fazer com um sonho lúcido é se esforçar demais para tê-lo. Tome seu tempo, vá com calma e se você nunca teve essa experiência antes, não se estresse nem se force a ficar lúcido rápido. Essa pressão apenas atrasa o processo e torna as coisas mais difíceis.

Isso é conhecido popularmente conhecido como Sonho Lúcido. É a capacidade de manter um certo nível de consciência durante o estado onírico e a possibilidade de lembrar do ocorrido em vigília. Hoje em dia há técnicas que dizem capazes de gerar este fenômeno e diversas pesquisas e até tecnologias ligadas a isso.

sabia que você nunca deve perguntar que horas são. e que dia é durante um sonho.

Tome um chá de camomila antes de se deitar. isso ajuda a relaxar, a dormir mais profundamente e a sonhar. Coloque a camisa do boy no travesseiro para sentir o cheirinho dele ou assista a um filme hot no celular. essas interferências externas ajudam nos sonhos.

Olá, os sonhos lúcidos costumam ocorrer durante o sono REM, ou sono profundo, e paralisia do sonho ( tipo de distúrbio), normalmente, ocorre entre o sono e a vigília, sono leve. Mas é preciso ir ao um especialista, pois é necessário saber a frequência, como são seus hábitos de dormir, entre outras situações.