Foi achado gelo na Lua?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

A agência espacial americana (Nasa) anunciou nesta segunda-feira (20) que identificou regiões específicas nos polos da Lua que comprovam "definitivamente" a existência de gelo na superfície. "Nas partes mais escuras e frias dos polos da Lua, depósitos de gelo foram encontrados.

A sonda Chandrayaan-1 já detectou gelo nos polos lunares, em zonas não iluminadas pelo Sol. Agora, apresentamos provas conclusivas de que há moléculas de água também nas zonas iluminadas”, afirma Casey Honniball, coautora do estudo.

Oxigênio foi encontrado na Lua durante uma operação realizada pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, na sigla em inglês).

Enquanto estavam na superfície da Lua, os astronautas da missão Apollo 14 coletaram cerca de 23 kg de solo e rochas da superfície da Lua. Após o pouso e sua famosa frase, Armstrong descreveu o solo lunar como sendo formado por um pó bastante fino, escorregadio, depositado acima das rochas.

Mas, de acordo com a Nasa, a Lua pode ter muito mais água congelada, uma vez que os espectrômetros a bordo tanto da Chandrayaan-1 como da Lunar Prospector são capazes de fazer medições em profundidades menos de 1 metro.

Trilhões de quilos de água estão espalhados pela Lua, presos em pequenas “gotas de vidro” que teriam sido formadas quando asteroides colidiram com a superfície da Lua, de acordo com uma nova pesquisa.

A velocidade da Lua é tangencial à sua trajetória ao redor da Terra e, sendo assim, ela está em uma espécie de movimento de queda perpétuo e nunca atingirá a superfície terrestre.

O que pouca gente sabe, porém, é que esse feito teve participações brasileiras. Para a missão Apollo 11, que durou oito dias, a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) contou com a ajuda de um astronauta e até da água tupiniquim.

Recentemente a China revelou que descobriu um curioso mineral no solo da Lua, o Chang'e-5. A descoberta foi feita em 2020, mas os estudos com os primeiros dados só foram finalizados agora.

A quantidade de água armazenada nas esferas é estimada em 270 trilhões de quilos, segundo o estudo, que analisou 117 esferas coletadas na superfície da Lua, durante a missão lunar chinesa, em 2020.

Por enquanto, a agência espacial americana mantém o cronograma de tentar realizar essa missão de pouso na superfície da Lua ainda em 2025, mas é bem provável que escape para 2026 ou mesmo 2027.

12 pessoas

Depois de Neil Armstrong e Buzz Aldrin, mais dez astronautas pisaram sobre a superfície lunar. Todos esses astronautas eram do programa Apollo, ou seja, ao todo, 12 pessoas já pisaram na superfície do nosso satélite natural.

A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

Lembra que na Lua os astronautas caminhavam aos “pulinhos”? Isso porque, por lá, há uma gravidade bem menor que a da Terra, mas forte o suficiente para ninguém sair flutuando.

O gelo amorfo é o principal tipo encontrado no espaço, pois no ambiente espacial mais frio não há energia térmica suficiente para formar cristais. Na Terra a água é congelada na forma amorfa só nas regiões frias superiores da atmosfera terrestre.

Pequenas esferas de vidro que armazenam água foram identificadas na superfície da Lua. A descoberta da academia chinesa de ciências de geologia e geofísica foi publicada na revista Nature Geoscience e anunciada nesta semana.