Faz 3 dias ou há 3 dias?

Perguntado por: agil . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Primeiro: De hoje a três dias correrá o prazo. Faz-se menção ao futuro. Por isso, não cabe o há, que indica tempo passado. Vamos à segunda: A multa foi imposta há três dias.

Usamos há, forma conjugada do verbo haver na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo, quando nos referimos a tempo decorrido, ou seja, a tempo passado.

Deve-se escrever há nos casos em que se trata do verbo haver. “Há uma hora o trem passou pela Estação Central.” “A live de Caetano Veloso acabou há uma hora.”

Portanto, se ainda restar alguma dúvida, tente substituir a palavra por faz. Se a frase ainda fizer sentido, emprega-se “há”. Se não fizer sentido, o certo é usar a preposição a. – Não o vejo faz dias. >>>

Há indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz): Chegou há (faz) duas horas (tempo passado) e partirá daqui a cinco minutos (tempo futuro). O atirador estava a pouco menos de 12 metros (distância).

Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.

Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.

A construção correta é há dez anos. O verbo haver traz consigo o sentido de «tempo decorrido», pelo que a ideia de passado já está absolutamente clara nesta expressão. Há dez anos já significa «há dez anos atrás». Não é necessária qualquer palavra de reforço (atrás), embora hoje em dia seja comum a sua utilização.

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

A forma correta é "há muito tempo".
Isso porque, nesse contexto, estamos nos referindo a um período que já passou, e o verbo "haver" é utilizado para indicar tempo decorrido.

Sinônimo de

  1. Tem existência: 1 tem, existe, resta.
  2. Faz um determinado período de tempo: 2 faz, completa-se, perfaz.
  3. Está presente: 3 está, encontra-se, acha-se, apresenta-se.
  4. Acontece: 4 acontece, ocorre, sucede, realiza-se, passa-se, dá-se, decorre, sobrevém, transcorre, verifica-se.
  5. Entende-se com alguém:

O “há”, além ter significado igual ao verbo existir, é utilizado também nas orações que indicam um tempo passado, podendo ser substituídas por “faz” ou “tem”. Confira alguns exemplos.

O verbo SER concorda com o numeral que o acompanha, assim: “São duas horas, São três horas…”. Veja que a partir de duas horas, inclusive, usa-se o verbo SER no plural por ser tratar de mais de uma unidade de hora.

Já quando ocorre indicação de tempo passado o correto é usar “”. Dica: caso tenha dúvidas, tente fazer a substituição do verbo “haver” pelo verbo “fazer”, quando o contexto remete ao tempo passado. Exemplo: Há muito tempo não viajo; Faz muito tempo que não viajo.

Retomando brevemente o conteúdo, aonde é usado para lugar e sugere movimento. Onde, por sua vez, embora também seja empregue para lugar, indica permanência. Ao gravar essa norma, as suas chances de aplicar o termo correto são altas.