Estou com 35 semanas e estou perdendo líquido?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 15 votos

No decorrer da gravidez, a quantidade de líquido amniótico aumenta. Por volta de 34 a 36 semanas, é provável que uma gestante tenha de 800ml a 1 litro de líquido dentro do útero. A partir daí, a quantidade de líquido começa a diminuir aos poucos, até o bebê nascer.

Portanto, não se preocupe! A quantidade de líquido amniótico também começa a diminuir – fique atenta apenas se ocorrer uma perda muito grande de líquido!

Embora pareça estranho, esse processo é normal e até saudável, pois estimula o desenvolvimento dos sistemas digestivo, bem como os pulmões do bebê.

Sem líquido amniótico no útero, existe o risco de infecção. Quanto mais tarde a bolsa estourar na gravidez, menor será o risco de perder o bebê. O feto está mais maduro nas últimas semanas, o que significa que o trabalho de parto pode ser iniciado.

A causa mais comum é a rotura da bolsa amniótica.

O líquido amniótico pode vazar em quantidades abundantes ou em gotas constantes, dependendo do tamanho do rompimento da bolsa amniótica. Em ambos os casos o ideal é procurar um médico o mais rápido possível para obter um diagnóstico seguro e preciso sobre a sua condição.

2.º Perda de água pela vagina
A perda de água pela vagina indica a ruptura das membranas, ou “bolsa das águas”, que mantêm o líquido amniótico durante a gravidez. Quando isso ocorre, a grávida não sente dor, apenas a sensação de uma água morna escorrendo pelas pernas.

Inchaço de pés e mãos e outros desconfortos
O inchaço é algo que acompanha a gestante por vários meses, mas, nas últimas semanas de gestação pode ficar mais acentuado e presente nas mãos e nos pés, por conta da compressão dos vasos sanguíneos promovida pelo crescimento do bebê.

Muitas mulheres confundem o líquido amniótico com urina, entretanto, enquanto essa é amarela e tem um cheiro característico, o líquido amniótico não tem cor e tem um odor parecido com água sanitária (algumas mulheres não notam cheiro algum).

Colo do útero
O colo torna-se cada vez mais fino, amolecido, e dilata em até 10 centímetros. — Essa mudança do colo do útero pode ser comprovada por meio do exame de toque feito pelo obstetra – ressalta a ginecologista. Para diagnosticar trabalho de parto o colo tem que estar mais fino e acima de 3 – 4 cm de dilatação.