Qual a margem de erro do dia da concepção?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4 / 5 19 votos

Em linhas gerais podemos dizer que no primeiro trimestre da gravidez a margem de erro é de até uma semana. Já no segundo trimestre podemos esperar até 2 semanas de margem de erro. E no fim da gravidez, durante o terceiro trimestre, o erro pode ser de até 3 semanas.

Em gestações iniciais ao invés de medir todos estes parâmetros do bebê, o ultrassonografista irá medir apenas o comprimento cabeça-nádegas do bebê. Este é o parâmetro mais confiável para calcular a idade gestacional. A margem de erro é de apenas 3 a 5 dias nestes casos.

A forma mais comum de saber quando ocorreu a concepção é por meio da data da última menstruação. A fertilização, em geral, acontece duas semanas após o primeiro dia do sangramento.

Se sua dúvida é “quando engravidei?” saiba que não é possível dizer exatamente em que dia que ocorreu a fecundação. Isso acontece pois o período fértil é relativamente extenso. Como o espermatozóide pode sobreviver por até 5 dias, umas relação sexual 5 dias antes de ovular pode produzir uma gestação.

Sim. Quando ele é feito no comecinho da gestação (até a 12ª semana), a margem de erro é de apenas 8%.

O ultrassom é um método muito confiável para calcular a idade gestacional do seu bebê. Em geral, a margem de erro é pequena. Entretanto erros podem acontecer quando, por exemplo, o laudo contém algum erro de digitação.

Desse modo, os médicos obstetras orientam4 a seguir uma ordem de escolha, que pode ser:

  • Ultrassom realizado nos primeiros três meses de gestação;
  • Data da última menstruação (DUM);
  • Ultrassom realizado entre o 4º e 6º mês de gestação.

Se o coito ocorrer cinco dias antes do dia da ovulação, a fecundação ocorrerá seis dias após o coito. Se o coito ocorrer no mesmo dia da ovulação, a fecundação pode ocorrer dentro das próximas 24 horas. Ou seja, a fecundação pode ocorrer em qualquer um dos seis dias seguintes ao coito.

É importante lembrar que a partir da ovulação os gametas femininos permanecem viáveis por até 24h nas tubas uterinas, e os espermatozoides sobrevivem até 72h dentro do corpo da mulher. Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual.

No início da terceira semana após o início da menstruação acontece a concepção. Os espermatozóides encontram-se com o óvulo na trompa e o milagre da vida começa. É um processo que leva cerca de 24 horas. Um espermatozóide pode sobreviver mais de 48 horas no canal genital feminino.

A fecundação humana é o momento do encontro do espermatozoide com o óvulo. Em seguida o gameta feminino estará pronto para ser fertilizado pelo masculino e inicia-se o processo de formação do embrião. A fertilização e a implantação do embrião na parede do útero, que dá início à gravidez, constituem a concepção.

O aparecimento dos primeiros sinais e sintomas de gravidez é muito variável de mulher para mulher. Eles podem surgir antes do atraso menstrual mas normalmente aparecem a partir da 5ª ou 6ª semana de gestação, ou seja, entre 7 a 14 dias após o dia esperado para vir a menstruação.