Em que me roubais nos dízimos?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. 9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.

Deus não faz troca com ninguém. “Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas”.

Malaquias 3:8-12 NVI
E ainda perguntam: 'Como é que te roubamos? ' Nos dízimos e nas ofertas. Vocês estão debaixo de grande maldição porque estão me roubando; a nação toda está me roubando. Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa.

(Ver Gênesis 14:20 e Alma 13:15.) Eles pagavam o dízimo com um décimo de suas colheitas ou rebanhos, mas estavam começando a dar animais cegos ou doentes e pão estragado como dízimo. O Senhor não gostou de como eles estavam pagando o dízimo e fazendo ofertas e por isso enviou o profeta Malaquias para ensiná-los.

Ofertar e dizimar é reconhecer que o sustento vem de Deus e que confiamos nele. Os dízimos e as ofertas servem para manter a obra da igreja. Deus não precisa do dinheiro, mas cada igreja tem despesas. Ninguém é obrigado a dizimar, mas quem desfruta da igreja deve ajudar a mantê-la.

Ninguém é obrigado a oferecer o dízimo. Ele deve ser doado de boa vontade com a mesma regularidade com que o fiel recebe seus ganhos regulares. Não deve ser taxado como tributo, um alívio para a consciência ou uma contribuição para receber o dobro em diante.

Se os santos dos últimos dias não pagassem o dízimo, os quatro templos que temos aqui [em 1899] nunca teriam sido erigidos e os juízos e estatutos de Deus para a exaltação e glória não poderiam ser observados.

Ele disse: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim (…) se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes” (Malaquias 3:10).

O dízimo é um mandamento de Deus
A Bíblia nos ensina que Deus sempre ordenou a Seus filhos que pagassem dízimos. Abraão ofereceu dízimos (ver Gênesis 14:20). O dízimo era uma lei para os filhos de Israel (ver Números 18:21–28).

Malaquias 3:8-9 diz: “Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.