Em que ano o Brasil ganhou sua primeira medalha olímpica nos Jogos?

Perguntado por: rmoura2 . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

FICHA TÉCNICA. Apesar de ter uma arma de nível inferior a dos principais adversários, Guilherme Paraense se tornou o primeiro atleta do país a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Antuérpia 1920, na prova de pistola rápida 30m.

1920

A nossa primeira parada é na cidade belga de Antuérpia, em que o Brasil debutou nos Jogos há pouco mais de 100 anos, em 1920. Afrânio da Costa: prata na pistola livre individual. Primeira medalha olímpica do Brasil!

Jogos olímpicos de 1920
As medalhas foram conquistadas por Guilherme Paraense, na pistola rápida (ouro); Afrânio da Costa, na pistola livre (prata); e Guilherme Paraense, Afrânio da Costa, Sebastian Wolf, Dario Barbosa e Fernando Soledade, na pistola em equipe (bronze).

No dia 7 de agosto de 2021, o Estádio de Yokohama, mesmo palco do pentacampeonato em 2002, em Tóquio, no Japão, recebia uma atrevida seleção olímpica para sua segunda final seguida de Olimpíada.

“Por muitos anos tentamos colocar o Brasil em um lugar respeitado na Luta Olímpica. Com essa conquista da Aline, chegamos onde poucos países no mundo chegaram.

Nascida em São Paulo, em 15 de janeiro de 1915, Maria Lenk participou de seus primeiros Jogos Olímpicos aos 17 anos, nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1932. Foi a única mulher entre os 82 atletas da delegação; e a primeira sul-americana a disputar uma competição olímpica.

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, o Time Brasil superou o recorde de medalhas conquistadas em uma única edição (21); igualou o número de ouros obtidos no Rio 2016 (7), subiu ao pódio em 13 modalidades, um feito inédito, e terminou em 12° lugar no quadro de medalhas (7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes).

A seleção masculina brasileira já chegou aos Jogos de Tóquio como recordista de medalhas, ampliando a distância para os concorrentes, agora com sete pódios: dois ouros (Rio-2016 e Tóquio-2020), três pratas (Los Angeles-1984, Seul-1988 e Londres-2012) e dois bronzes (Atlanta-1996 e Pequim-2008).

Um temporal desabou sobre Olímpia e impediu que a maioria das provas programadas fosse disputada. A única que se concretizou foi uma corrida pelo estádio, vencida por um cozinheiro, Coroebus de Elis. Ao completar a distância de 192,27 metros, ele tornou-se o primeiro campeão olímpico da história.

O Brasil ganhou nova medalha olímpica de ouro. Dessa vez, foi na maratona aquática. Com 29 anos, a baiana Ana Marcela Cunha nadou por 10 quilômetros em águas abertas, superou as 24 rivais e garantiu o primeiro lugar na modalidade.

O Brasil, apesar de ter grandes nomes do esporte, como Marta, Cristiane, Formiga e outras, ainda não tem nenhum ouro conquistado. Além disso, foram apenas duas finais, que acabaram rendendo a prata à seleção amarelinha.

boxe

O boxe é a modalidade que mais garantiu medalhas ao Brasil nos Jogos Olímpicos até o momento.

Adolphe Klingelhoefer

O atleta Adolphe Klingelhoefer foi o primeiro brasileiro a participar de uma Olimpíada – há mais de um século, no ano de 1900. Porém, ele não foi apenas o primeiro atleta brasileiro dos jogos.

Mas o sucesso da Copa do Mundo não se repetiu nos Jogos Olímpicos de Munique, onde o Brasil amargou a pior colocação em uma Olimpíada, ficando em 13.º lugar. Montreal (1976)Depois de vários fracassos olímpicos, a Seleção se redimiu em Montreal – fazendo a sua melhor campanha até então.