É preciso ter resiliência?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Contudo, em um momento de tanta dificuldade, encontrar forças é, realmente, uma habilidade importante e que pode ser trabalhada para lidar com as adversidades. Em circunstâncias como essas, é necessário, porém, encontrar pessoas que tenham resiliência para estar à frente dessas situações.

Qual a importância de ser resiliente? Pessoas resilientes transformam os fatos ruins em aprendizados. Cresceram com as dificuldades e superaram os problemas com mais facilidade. São capazes de enfrentar e de se recuperar de fortes crises ou perdas pessoais com habilidade e facilidade.

Em alguns casos, a dificuldade de lidar com adversidades pode provocar sintomas de ansiedade, depressão e até mesmo problemas físicos. Se você se identificou com esses sinais, a boa notícia é que desenvolver a resiliência é possível e traz benefícios para a carreira.

A resiliência nos ajuda a navegar pelos acontecimentos e relacionamentos com tranquilidade e confiança. Quando temos certeza de que podemos enfrentar qualquer desventura, independente do seu grau de dificuldade, passamos pelos momentos difíceis com mais facilidade e nos tornamos emocionalmente mais fortes.

O dom do Espírito Santo e a autossuficiência espiritual nutrem a resiliência espiritual, que é um sinônimo de perseverança. E aqueles que fielmente “[perseverarem] até o fim (…) [terão] vida eterna” (2 Néfi 31:20).

Alguns sintomas de falta de resiliência, segundo os especialistas consultados: Não saber lidar com as próprias emoções. Não se responsabilizar pelos erros. Não valorizar as suas vitórias.

Tipos de resiliência
A resiliência é a habilidade de enfrentar e superar obstáculos na vida. Ela pode ser classificada em três tipos: emocional, acadêmica e social.

O excesso de resiliência torna as pessoas excessivamente tolerantes às adversidades. Estudos apontam que as habilidades adaptativas deixam de ser produtivas quando levadas ao extremo, tornando-se fraquezas. Isso pode gerar um esgotamento físico e mental.

A resiliência – capacidade de enfrentar obstáculos da vida – é composta de sete fatores, sendo eles: administração das emoções, controle dos impulsos, otimismo, análise do ambiente, autoeficácia e alcançar pessoas.

Embora seja fundamental para nossa recuperação depois de perdas e traumas, a verdadeira resiliência oferece mais do que isso, promovendo bem-estar e uma sensação intrínseca de felicidade, amor e paz.

“Um dos sinais de que a resiliência passou do limite é quando você não consegue mais ter discernimento para saber se as metas são realistas ou não, e vai abrindo mão de outras coisas.

Você tem adaptabilidade e flexibilidade, sabe como lidar com situações antagônicas e se recuperar de crises e ocasiões adversas. De 65 a 79 pontos. Você tem boa resiliência e boa capacidade de enfrentar crises mas, às vezes, tem dificuldade de confrontar determinadas situações antagônicas ou que sejam novas.