É possível usar um celular bloqueado pelo IMEI?

Perguntado por: mpinho4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 7 votos

O problema é que, como o IMEI está bloqueado, o dispositivo não conseguirá se conectar à rede e não poderá receber serviços de rede. A única maneira de usar o celular com IMEI bloqueado é desbloqueando o IMEI. Isso significa que você precisará entrar em contato com o operador de rede para pedir o desbloqueio.

O que acontece quando bloqueio o IMEI do celular? Ao ter o IMEI bloqueado, o aparelho celular fica impedido de se conectar às redes móveis. Sendo assim, quem roubou seu smartphone não consegue fazer ligações, enviar SMS ou utilizar internet móvel, visto que o dispositivo não conseguirá sinal 2G, 3G, 4G ou 5G.

O boletim não é obrigatório para o bloqueio com IMEI. Entretanto, se seu celular for usado em atividades ilícitas, você tem uma prova de que não utilizou o aparelho. Em algumas regiões do Brasil, existe o registro de boletim de ocorrência online por furto.

Um IMEI impedido significa que o aparelho está cadastrado na lista de bloqueios da Anatel e, por isso, fica impossibilitado de conseguir sinal das operadoras em todo o território nacional. Sendo assim, não dá para fazer ligações, trocar SMS ou acessar internet móvel via 2G, 3G, 4G ou 5G.

Usar data de aniversário como senha: se o ladrão, por exemplo, roubou o celular e a sua carteira, ele pode usar os dados de documentos pessoais para tentar desbloquear o aparelho ou acessar aplicativos caso o telefone já esteja com a tela liberada no momento da ação.

Posso rastrear o celular pelo IMEI? Não é possível rastrear um celular pelo IMEI. O código é utilizado pela operadora de celular só para realizar o bloqueio de rede de telefonia. Assim, o aparelho deixa de funcionar com chips da Claro, Vivo, TIM e qualquer outra empresa.

O número do IMEI não é obrigatório no caso de registro presencial em uma das Delegacias de Polícia, no entanto ele facilita o processo de validação das informações, garantindo o efetivo bloqueio. Aparelhos celulares com mais de um chip possuem mais de um número de IMEI.

Os celulares possuem um número de identificação denominado IMEI. Pelo número do IMEI é possível saber, caso a vítima tenha registrado, se o celular foi roubado/furtado e se é produto de crime.

Como saber se o celular roubado foi recuperado? Para facilitar a recuperação dos itens, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) criou o sistema Alerta Celular em maio de 2021, com um banco de dados que agiliza na identificação de celulares recuperados em ações policiais.

A Anatel vai bloquear aparelhos não homologados, o que não é o caso do Chromecast. Um Chromecast espelha o sinal do celular na TV. Caso o sinal espelhado seja legal, não há problemas. Mas se o usuário espelhar um sinal vindo de um servidor pirata, isso será afetado.

A principal orientação do Banco Central é avisar seu banco e registrar um boletim de ocorrência. Se, mesmo após fazer todos os bloqueios, o dinheiro for levado da conta por meio de operações não reconhecidas pelo consumidor, é preciso pedir o ressarcimento direto nas instituições bancárias.

Claro, Oi, Vivo e TIM podem bloquear o IMEI do celular por falta de pagamento. Normalmente, o bloqueio de IMEI é feito em duas situações: caso o celular tenha sido roubado, furtado ou extraviado, ou se o aparelho é considerado pirata.

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o consentimento viciado para desbloqueio e acesso a celular torna ilícita a prova relacionada à violação do sigilo e, consequentemente, de todas as demais provas que dela decorrem.

quatro anos

No caso do furto, a definição do crime está prevista no Artigo 155 do Código Penal. Em relação aos furtos, o Artigo 155 do Código Penal dispõe que "subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel" é crime. A pena prevista para este crime é de reclusão de um a quatro anos e multa.