É possível ter filhos de forma natural aos 45 anos?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

Não faltam relatos de mulheres que já tinham passado dessa idade quando engravidaram naturalmente. Algumas, pela primeira vez. E o que diz a Medicina? Depois dos 45 anos, as chances de engravidar são de 0,2% dentro de um ciclo menstrual.

Afinal, como fazer para engravidar depois dos 45 anos

  1. tomar ácido fólico três meses antes de começar as tentativas para engravidar;
  2. verificar a taxa de fertilidade;
  3. praticar exercícios físicos;
  4. evitar o sedentarismo.

Apesar de improvável, a gestação após os 45 é possível.

O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.

Pacientes com mais de 40 anos tem maior risco de ter filhos com alterações cromossômicas pelo risco aumentado de falhas no processo de divisão embrionária, decorrente de alterações cromossômicas, bem como maiores taxas de abortamento.

Conheça a história! Natasha Dworkin, dos Estados Unidos, pensava que nunca teria filhos, pois os médicos já a haviam alertado que, caso quisesse ser mãe, não seria capaz de conceber naturalmente — e ela já tinha aceitado isso. Mas, quando menos esperava, ela engravidou e deu à luz um menino.

Claudia Raia anuncia gravidez aos 55: por que é tão rara a gestação nessa idade? - BBC News Brasil.

Embora durante a menopausa a mulher já não consiga produzir óvulos de forma natural, seu útero ainda pode ser viável para abrigar uma gestação. Para tanto, existem duas opções de tratamentos viáveis: utilizar óvulos próprios congelados antes da menopausa ou contar com óvulos doados.

Como a gravidez leva algumas semanas para ser confirmada, os médicos costumam indicar a ingestão da vitamina cerca de um mês antes de a mulher engravidar, seguindo com o tratamento ao longo de todo o primeiro trimestre gestacional, a fim de promover outros benefícios à saúde da mãe e do bebê.

Algumas posições que 'desafiam' a gravidade, como a mulher sentada, por cima do homem, durante a relação sexual, podem dificultar o acesso do sêmen à cérvix. “É uma questão de gravidade e o sêmen pode 'se perder' nesse caminho.”

Sim, é possível, mas devemos observar alguns fatos importantes. Uma mulher com 40 anos tem chance de 50% de engravidar dentro de um ano. Aos 43 anos, esta chance cai para 1%. Depois de 45 anos fica quase impossível engravidar a partir dos seus próprios óvulos.

Como calcular se estou no período fértil?

  1. Anotar em um calendário o primeiro dia da menstruação por, pelo menos, 6 meses;
  2. Identificar o ciclo mais curto e subtrair 18 dias;
  3. Identificar o ciclo mais longo e subtrair 11 dias;
  4. Considerar o intervalo entre esses resultados.

Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.

Dessa idade em diante, há maior possibilidade de abortamento e alterações genéticas e cromossômicas – como as que causam a Síndrome de Down –, prematuridade, restrição de crescimento e baixo peso do bebê ao nascer.

Quando o assunto é tratamentos para engravidar aos 40 anos, na maior parte das vezes, a realização da Fertilização in Vitro (FIV) com biópsia embrionária e análise genética é o tratamento mais indicado, pelas melhores taxas de sucesso.

A chance de gravidez natural em uma mulher nessa idade é muito pequena, menos de 1%”, afirma o especialista. Ele lembra ainda que, como o corpo da mulher já está além da sua capacidade reprodutiva com a idade avançada, as chances de abortamento também são grandes. “O risco é alto, pode chegar a mais de 90%”, avalia.