Quem engravidou naturalmente aos 42 anos?

Perguntado por: ujordao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Atriz conta que se preparava para fazer a fertilização in vitro quando engravidou naturalmente. Aos 42 anos, a atriz Renata Domínguez celebra a gravidez de seu primeiro filho.

Segundo pesquisas, as chances de alguém engravidar após os 45 anos são baixas (menos de 1%), mas, como sabemos, bastam um óvulo e um espermatozoide para que “difícil não seja impossível”. Então, se você está nessa faixa etária, a caminho da menopausa, e acha que não há mais risco, cuidado!

Doença hipertensiva da gravidez (ou pré-eclâmpsia): a pressão arterial alta durante a gravidez é mais comum em gestações após os 40 anos e deve ser acompanhada de perto pela equipe médica devido aos riscos aumentados de eclampsia e outras complicações.

O motivo da suspeita é totalmente compreensível. Afinal, alguns dos sintomas da gravidez aos 45 anos — que são os mesmos em qualquer outra idade — podem se confundir com os do climatério. Ausência de menstruação, dor nas mamas, cansaço, alterações no sono, variações de humor.

O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.

Como a gravidez leva algumas semanas para ser confirmada, os médicos costumam indicar a ingestão da vitamina cerca de um mês antes de a mulher engravidar, seguindo com o tratamento ao longo de todo o primeiro trimestre gestacional, a fim de promover outros benefícios à saúde da mãe e do bebê.

Aos 43 a chance de gestação natural é em torno de 1%. Aos 45 a chance de uma gestação natural é muito baixa. Por isso muitas mulheres acabam buscando ajuda de especialistas em reprodução humana após os 40 anos de idade. E como a chance de gestação cai progressivamente, se você pretende engravidar o quanto antes melhor!

Quando o assunto é tratamentos para engravidar aos 40 anos, na maior parte das vezes, a realização da Fertilização in Vitro (FIV) com biópsia embrionária e análise genética é o tratamento mais indicado, pelas melhores taxas de sucesso.

Um casal pode ter filhos mesmo que ambos tenham Síndrome de Down, mas as chances são maiores de apresentarem alterações genéticas, sendo 80%, e se apenas um dos dois tiverem Down é 50% de chance que a criança tenha trissomia.

Algumas posições que 'desafiam' a gravidade, como a mulher sentada, por cima do homem, durante a relação sexual, podem dificultar o acesso do sêmen à cérvix. “É uma questão de gravidade e o sêmen pode 'se perder' nesse caminho.”

Mesmo que a medicina esteja caminhando de mãos dadas com o avanço, na gravidez depois dos 40 anos a mulher tem maior incidência de problemas como hipertensão e diabetes. Não é que todas terão problemas, porém, a gestação será considerada de risco.

Os chás que ajudam a engravidar são:

  • Inhame: O inhame atua não só no organismo das mulheres que querem engravidar, mas também naquelas que entraram no climatério. ...
  • Dente de leão: ...
  • Urtiga: ...
  • Salsaparrilha: ...
  • Pimenteiro selvagem ou vitex: ...
  • Chá verde: ...
  • Unha de Gato: ...
  • Uxi Amarelo:

Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.

Como calcular se estou no período fértil?

  1. Anotar em um calendário o primeiro dia da menstruação por, pelo menos, 6 meses;
  2. Identificar o ciclo mais curto e subtrair 18 dias;
  3. Identificar o ciclo mais longo e subtrair 11 dias;
  4. Considerar o intervalo entre esses resultados.

Gestações tardias são consideradas gravidez de risco? ​​​Sim, é verdade: diversos estudos já demonstraram que as mulheres que engravidam após os 35 anos enfrentam grandes riscos de complicações, tanto relativas ao parto, quanto ao bebê que está por vir.

Ácido fólico: a vitamina B9, também conhecida por ácido fólico, é popular entre quem quer engravidar ou está nos primeiros meses de gestação, já que não protege só contra malformações do tubo neural do bebê, mas também aumenta as chances de gravidez.