É possível ser um consumidor consciente?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 14 votos

Um consumidor consciente é aquele que se preocupa em tomar a decisão certa durante o processo de compra, com a intenção de ajudar a balancear alguns dos impactos negativos que o consumo excessivo tem para o planeta.

8 dicas para praticar o consumo consciente em casa

  1. Compre somente o necessário. ...
  2. Opte por embalagens reduzidas ou retornáveis. ...
  3. Atenção aos alimentos. ...
  4. Ande menos de carro. ...
  5. Separe corretamente o lixo para reciclagem. ...
  6. Faça seus próprios brinquedos. ...
  7. Não jogue no lixo, doe! ...
  8. Plante uma horta em casa.

O que impede o consumo consciente? Na teoria, nada impede o consumo consciente. Fazer escolhas pequenas, mas que podem ajudar o meio ambiente e impulsionar a sustentabilidade não são difíceis.

Qual a importância do consumo consciente? Quando as pessoas escolhem consumir de forma consciente, acabam gerando uma série de benefícios, para si mesmas e também para o meio ambiente. A redução da pegada ambiental é uma das consequências do consumo consciente.

Portanto, o consumo consciente é um estilo de vida voluntário, cotidiano e solidário que busca garantir a sustentabilidade da vida de forma equilibrada para que tanto a atual quanto as gerações futuras possam desfrutar dos recursos do planeta.

Conheça os 12 princípios do consumo consciente

  • Planeje suas compras. ...
  • Avalie os impactos de seu consumo. ...
  • Consuma apenas o necessário. ...
  • Não compre produtos piratas ou contrabandeados. ...
  • Contribua para a melhoria de produtos e serviços. ...
  • Divulgue o consumo consciente. ...
  • Cobre dos políticos. ...
  • Reflita sobre seus valores.

O consumidor consciente, já no ato da compra, deve decidir o que consumir, por que consumir, como consumir e de quem consumir. Ele deve buscar o equilíbrio entre a satisfação pessoal e a sustentabilidade global.

Basta evitar o desperdício dos recursos naturais, dar preferencia a produtos sustentáveis, evitar o consumo excessivo, separar e coletar o lixo de forma correta e entre outros meios. Assim o impacto negativo pode ser reduzido em grande escala e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Conforme o artigo 2º do CDC, consumidor é quem adquire o produto ou serviço como destinatário final, seja ele pessoa física ou uma empresa.

Consumo consciente no Brasil
Apesar de mais da metade de nós cultivar alguma prática de consumo consciente, a frequência com que isso acontece é muito aquém da desejada. Em 2019, o Índice de Consumo Consciente (ICC) ficou na casa dos 73%, se mantendo estável em relação ao ano anterior.

O alto preço dos produtos orgânicos (37%) e os obstáculos em separar o lixo para a reciclagem (32%), foram os principais empecilhos mencionados pelos entrevistados. Esses dados fazem parte do Indicador de Consumo Consciente (ICC), que em 2019 atingiu 73% – mesmo percentual registrado em 2018.

Você se torna um cidadão mais responsável. Além dos benefícios para o meio ambiente, você como indivíduo também poderá sentir as reverberações que mudanças de hábitos podem trazer. Praticar o consumo consciente fará com que você tenha mais responsabilidade própria, sabendo o que deve ou não deve comprar.

O consumo é parte fundamental das relações sociais, pois gera riqueza, é bom e saudável para a sociedade. Pesquisadores relatam que a experiência de compra ativa os centros de prazer no cérebro, liberando um neurotransmissor chamado dopamina, responsável pela sensação de prazer.

O ato de consumir afeta não apenas quem faz a compra, mas também o meio ambiente, a economia e a sociedade como um todo. Por isso é tão importante refletir sobre os nossos hábitos de consumo, estar atento à real necessidade do que consumimos e aos possíveis impactos que uma compra pode causar.

Continue lendo nosso post e confira 5 hábitos importantes para quem deseja praticar o consumo consciente!

  1. Faça compras moderadas e planejadas. Nada de comprar por comprar, entendido? ...
  2. Dispense os sacos plásticos. ...
  3. Decore a casa com sustentabilidade. ...
  4. Alimente-se com consciência. ...
  5. Invista em marcas sustentáveis.

O ambientalista José Gomes Assis falou para os alunos da Escola Municipal Sônia de Quadros sobre os três Rs (erres) do consumo consciente, que são: reduzir, reutilizar e reciclar, e que podem fazer uma enorme diferença para o bolso e para o meio ambiente.