É possível ser extrovertida e tímida?

Perguntado por: rmelo4 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

Pessoas tímidas são comumente introvertidas, mas elas também podem ser extrovertidos cuja ansiedade atrapalhou a sociabilidade.

Além da existência de um grupo de tímidos que não é necessariamente introvertido, é bem possível que, dentro do grupo dos que se intitulam tímidos, haja muitos extrovertidos (pelo menos aparentemente). A primeira coisa a se observar é que timidez e introversão são coisas diferentes.

EXTROVERTIDOS TÍMIDOS: VIVENDO A CONTRADIÇÃO
Uma questão para Extrovertidos tímidos é realmente perceber e reconhecer a verdade sobre quem eles realmente são. Muitos Extrovertidos tímidos apenas supõem que são Introvertidos, comprando a ideia de que a timidez e a introversão são dois lados da mesma moeda.

Existem pessoas que podem ser tímidas e introvertidas também, uma vez que não são características excludentes. Dá para fazer um teste para descobrir.se a pessoa é um dos dois.

Ser tímido também ajuda a agir e pensar com mais sensibilidade e consideração com toda a equipe e projetos. As pessoas que têm timidez levam muito em conta o que os outros pensam sobre ela, essa é uma das causas da timidez inclusive.

Fáceis de Lidar - As pessoas que geralmente são mais tímidas, também são as que pode ter uma grande amizade. São mais relaxados, amáveis, bem como amigáveis e isso atrai as atenções para eles e tornam-os mais atraentes.

Abaixo você conhece um pouco mais de cada um dos tipos de introversão.

  • Social. Introversão social é o mais próximo do que as pessoas normalmente associam à introversão. ...
  • Reflexivo. Introversão reflexiva é um conceito mais recente. ...
  • Ansioso. ...
  • Contido.

Introversão é uma característica da pessoa e não pode ser adquirida.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

As principais situações que podem levar a isso são o tipo de educação recebida, bullying na infância, pais repressores e falta de estímulo a exposição. O medo de errar é um dos grandes receios de quem sofre com a timidez.

A timidez pode ter várias causas, ser tímido em excesso a ponto de não conseguir fazer amizades e se aproximar de pessoas pode estar relacionado a um Transtorno chamado Fobia Social, mas para saber exatamente do que se trata, somente através de uma avaliação psicológica. Não sofra sozinho, busque ajuda.

Ela lista, entre esses pontos fortes, uma maior capacidade de concentração: estudos mostram que introvertidos costumam ter um foco mais estendido do que as outras pessoas, o que os torna mais propensos a dedicar as horas necessárias para dominar uma habilidade.

Os psicólogos dividem a timidez em dois tipos: a situacional e a crônica.

ESFP

ESFP – Extrovertido, Sensorial, Sentimental, Perceptivo
Frequentemente vistas como "artistas", as pessoas que têm a personalidade do tipo ESFP são extrovertidas, amigáveis e generosas. Gostam de ficar perto de outras pessoas, espalhando entusiasmo e alegria em casa e no trabalho.

A timidez não é um problema, embora muitas pessoas acreditem que sim. Pessoas tímidas desfrutam de vários benefícios por serem quem são, mas pode ser difícil ter essa percepção uma vez que normalmente é incentivado a combater a timidez.

A principal característica definidora da timidez é um medo do que as outras pessoas irão pensar do comportamento próprio, resultando em medo de fazer ou dizer o que quer que seja por temor de ser ridicularizada, humilhada, criticada ou rejeitada.