É possível quebrar o pescoço estalando?

Perguntado por: rarruda . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Existe algum risco de surgirem fraturas? Sim! A pessoa pode até mesmo quebrar o pescoço por causa de um estalo. Pacientes que têm esse hábito de forma compulsiva costumam ter lesões significativas nos processos espinhosos das vértebras cervicais.

Estalar o pescoço pode ser prejudicial se não for executado corretamente ou se ocorrer com muita frequência. Além disso, se for feito com muita força pode lesar os nervos no local, o que pode ser extremamente doloroso e dificultar ou impossibilitar o movimento do pescoço.

Quem nunca ouviu uns estalos ao virarmos o pescoço ? Estes sons crepitantes, crocantes são produzidos pelo afastamento das estruturas articulares do nosso pescoço, que provocm uma libertação repentina de gases em forma de bolhas produzindo um som audível conhecido por "estalos".

Segundo a Mayo Clinic, na maioria dos casos, dor e rigidez no pescoço acontecem devido a tensão muscular, principalmente por uma postura inadequada para dormir ou utilizar o celular. Mas também existem algumas situações em que o sintoma acontece devido a causas mais sérias, que necessitam de tratamento médico.

Pescoço travado pode ser aliviado com massagem
Para que a massagem realmente possa atuar aliviando a dor, o recomendado consiste em fazê-la com o uso de pomadas com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, sendo elas especialmente indicadas para tais casos.

“Apesar de o estalo causar uma sensação de alívio momentâneo em muitos casos, quando executado de forma errada pode gerar sérios danos às estruturas da coluna vertebral, bem como causar vício em se 'auto estalar', o que piora o quadro”, afirma David.

As juntas estalando podem ocorrer em qualquer idade e é algo comum. Esse estalo acontece por causa da presença do líquido sinovial nas articulações. Esse líquido, em especial, parece com um lubrificante e contém gases. A liberação e a vibração desses gases gera o som, isso ocorre através da movimentação da articulação.

O paciente que sofre com a lesão apresenta dor cervical, dor à palpação, perda parcial ou total dos movimentos e edema local. Sintomas neurológicos como a perda de força parcial ou total dos músculos aparecem se os nervos correspondentes estiverem comprometidos com a fratura.

O barulho é causado por atrito entre as articulações. Contudo, se a pessoa sente algum tipo de dor junto ao estalo, é aconselhada a realização de um exame radiológico (exames de imagem) na coluna cervical, afirma Orlando Riguesso, ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Coluna.

5 exercícios para aliviar a tensão no pescoço

  1. Flexão de pescoço. Incline a cabeça para frente até encostar o queixo no peito e mantenha a posição por 5 segundos. ...
  2. Flexão lateral de pescoço. ...
  3. Alongamento com braços cruzados. ...
  4. Movimentos circulares com o pescoço. ...
  5. Alongamento dos ombros.

Se você tiver dores no pescoço que duram mais de uma semana, são intensas ou são acompanhadas por outros sintomas, procure atendimento médico imediatamente.

Finalmente, procure ajuda médica imediatamente se o pescoço estiver extremamente rígido, você não puder tocar o queixo no peito e tiver febre e dor de cabeça intensa.

Hernandez explica que estalar o pescoço não é capaz de causar um AVC: “O grande problema é quando as pessoas tentam fazer manobras muito vigorosas, muito intensas para conseguir o estalo e, numa dessas manobras, elas podem machucar essa articulação.

O nervo do pescoço inflamado pode ser causado por vários problemas diferentes, sendo a lesão uma das causas mais comuns. Isso pode incluir hérnia de disco, trauma direto de uma lesão física, tal como um acidente de carro ou uma queda, ou lesões por movimentos repetitivos de atividades.

A dor no pescoço pode estar associada a uma compressão dos nervos no pescoço, o que pode provocar dormência, fraqueza ou sensação de formigamento na mão e no braço. A dor no pescoço também pode ser acompanhada por sensações de rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.