Porque quando mexo o pescoço faz barulho?

Perguntado por: enovaes . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 20 votos

Quem nunca ouviu uns estalos ao virarmos o pescoço ? Estes sons crepitantes, crocantes são produzidos pelo afastamento das estruturas articulares do nosso pescoço, que provocm uma libertação repentina de gases em forma de bolhas produzindo um som audível conhecido por "estalos".

Quando movemos a mandíbula, o artrito dentro da articulação é reduzido pela presença do disco articular e pela lisura das superfícies cartilaginosas articulares. Se algo danifica essas estruturas e elas ficam rugosas, o artrito produzirá um som parecido com o de areia.

Estalar o pescoço é um hábito crônico, uma vez que a rigidez da coluna é causada, muitas vezes, por má postura. Na realidade, isso é um alerta do corpo pedindo um ajuste pois ele detecta que a rigidez está comprometendo a movimentação natural do corpo, causando contratura muscular.

Estresse e ansiedade.
A ansiedade e o estresse podem estar presentes na dor de cabeça, dor no pescoço e na face, estalos, bruxismo e na dor da ATM, mas, é de longe a causa desses problemas.

Algumas pessoas possuem a mania de estalar o pescoço e os dedos sempre que podem: seja para aliviar algum desconforto ou pela sensação prazerosa.

Quais os sintomas da dor no pescoço?

  1. dificuldade para movimentar a cabeça;
  2. rigidez ou contratura muscular ao apalpar o pescoço;
  3. sensação de agulhadas ou de pontadas no pescoço;
  4. dor de cabeça;
  5. fraqueza nos braços;
  6. formigamento na ponta dos dedos da mão;
  7. dormência.

Os músculos do pescoço ficam travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado. Essa tensão muscular, quase constante, geralmente acompanha os transtornos de ansiedade. Quanto maior a preocupação e o desânimo, maior a possibilidade de transferir as tensões para a região cervical.

Modificações que podem ajudar incluem:

  1. Utilizar um colchão mais firme, porém confortável.
  2. Utilizar um travesseiro que promove apoio ao pescoço.
  3. Dormir na posição de costas ou de lado.
  4. Praticar relaxamento antes de ir dormir.
  5. Realizar o tratamento do bruxismo (ranger dos dentes), se esta for a causa da rigidez no pescoço.

Crepitação é um termo que descreve qualquer barulho, rangido, estalido, chiado, estouro, estalo que ocorre ao movimentar uma articulação (ou popularmente chamada de “junta”). Esse fenômeno pode ocorrer em qualquer idade, porém é mais comumente observada à medida que você envelhece.

Alongue o pescoço para frente, para trás e para os lados. Faça uma rotação completa do pescoço sobre os ombros de forma lenta e o mais acentuado possível, num sentido e depois no outro. Eleve um dos braços na lateral da cabeça e segure-o na região do cotovelo. Repita o exercício com o outro membro.

Esses estalos são causados pelo afastamento das estruturas articulares do pescoço, o movimento desta estrutura ocorre através da decoaptação de CO2, que se propaga na articulação no meio sinovial e provoca um audível som de “estalo”. Estalos repetitivos e seguidos podem significar problemas e/ou uma inflamação local.

terapia de reciclagem do zumbido (TRT), biofeedback, terapia cognitivo comportamental e técnicas de relaxamento também podem ajudar. Algumas dessas técnicas buscam encobrir ou "mascarar" o zumbido nos ouvidos através da música ou usam dispositivos que treinam o cérebro do paciente para buscar não ouvir mais o zumbido.