É possível pegar vírus só de abrir um e-mail?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Seja bem-vindo à Comunidade de Ajuda do Conta do Google! Só abrir o e-mail não irá infectar o seu dispositivo com algum vírus, para isso precisaria ter entrado em alguma página ou ter feito de algum arquivo malicioso. Espero ter ajudado!

É possível com a simples visita a um site contrair vírus? Em uma palavra: sim. Porém isso não é normal e pode ser evitado de uma maneira muito simples: mantendo o navegador e softwares relacionados atualizados. Vírus são programas, ou seja, código de computador.

O uso dessa técnica deixa rastros, sendo possível identificar alguns sinais de queum problema nos e-mails. Veja abaixo: Recebimento de mensagens de erro que possuem o seu e-mail como remente (ou qualquer outra conta do seu domínio). Aparecimento de mensagens na caixa de spam que possuem o seu e-mail como remetente.

Mesmo que o assunto pareça importante, antes de abrir, pare e leia o endereço de e-mail do remetente. Se for desconhecido ou o nome parecer estranho, com letras e números misturados, não caia na tentação de abrir. Além de golpe, pode ser também uma forma de infectar seu computador ou celular com vírus.

Comece a se proteger:

  1. Pense em uma senha forte. ...
  2. Não use a mesma senha em diferentes serviços. ...
  3. Não deixe a conta logada em computadores públicos. ...
  4. Adicione opções de recuperação de conta. ...
  5. Faça a verificação de segurança do Google. ...
  6. Revise as opções de recuperação de conta. ...
  7. Cuidado com phishing.

Se emails de spam se infiltraram na sua caixa de entrada, em vez de apenas os eliminar, pode bloquear remetentes ou criar filtros para garantir que não chegam à sua caixa de entrada novamente. Se bloquear um remetente, todos os emails enviados desse endereço irão diretamente para a sua pasta de spam.

Usar um antivírus próprio para celular
Essa é e sempre será a melhor forma de limpar o celular de vírus. Esses aplicativos são feitos especificamente para identificar atividades suspeitas em sistemas operacionais como Android e iOS. Dessa forma, eles podem detectar ameaças que afetam apenas esses aparelhos.

Como saber se a origem de um e-mail é verdadeira?

  1. Verificar o endereço do remetente.
  2. Verificar a identidade pelo domínio.
  3. Rastrear o e-mail pelo cabeçalho completo.
  4. Gramática incorreta ou frases incomuns.
  5. Promessas e prêmios questionáveis.
  6. Link no e-mail com destino suspeito.
  7. Atenção ao endereço de e-mail.

Se obtiverem acesso ao e-mail da vítima, os hackers conseguirão, com uma simples busca, identificar os contatos frequentes e mais próximos ao usuário, como familiares e colegas de trabalho. Com isso, os criminosos podem enviar e-mails falsos para essas pessoas, pedindo dinheiro ou acesso a contas online, por exemplo.

Primeiro acesse a página "Verificação de segurança" para adicionar opções de recuperação de conta, configurar a verificação em duas etapas para proteger ainda mais a conta e ver as permissões que ela tem, entre outras opções.

Os vírus podem infectar o celular de várias formas: através de adwares, com a exibição de anúncios e pop-ups publicitários na tela; via spywares, que roubam dados pessoais; ransomwares, que bloqueiam o sistema do celular por completo; ou worms, que disseminam ataques de phishing por links falsos, geralmente enviados ...

A contaminação por vírus em dispositivos Android e iOS (iPhone) pode ocorrer por meio de links desconhecidos e ao baixar aplicativos contaminados, por exemplo.

Os tipos de vírus de computador mais comuns na internet são:

  • Cavalo de Tróia (Trojan Horse);
  • Ransomware;
  • Keylogger;
  • Spyware;
  • Adware;
  • Backdoor.

Os principais sinais de vírus no celular são o aumento no uso de dados, constante travamento do aparelho, constantes atualizações, pop-ups indesejados, aplicativos desconhecidos, superaquecimento, aumento na conta do celular, ações não reconhecidas pelo usuário e maior consumo de bateria.