É possível a paixão virar amor?

Perguntado por: doliveira2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 11 votos

Uma paixão pode virar amor, assim como pode virar obsessão, ou virar... nada! Continuar paixão, assim mesmo, sem razão de ser, porém não menos importante. O amor também pode começar de uma hora para outra e continuar evoluindo e se firmando a cada gesto, a cada palavra do outro.

Transformação da paixão para o amor
Se você compreende as particularidades, os defeitos e mesmo assim continua gostando, respeitando e querendo o bem do outro, tendo sentimento de companheirismo, admiração, entre outros, é porque virou amor.

Especialistas listam 5 sinais de que a paixão e o amor acabaram

  1. Você não faz mais tanta questão de estar junto. ...
  2. Tolerância zero. ...
  3. Você fica indiferente à relação. ...
  4. Você e a pessoa se distanciam até fisicamente (e sexualmente) ...
  5. Patadas para todo lado (ou pior)

O tempo médio para os homens se apaixonarem é de 88 dias, enquanto os mesmos sentimentos de amor verdadeiro exigem pelo menos 134 dias das mulheres. Outro site de namoro, o Elite Singles, fez uma pesquisa em 2017 e descobriu que 61% das mulheres acreditam no amor à primeira vista, contra 72% dos homens.

Estudos científicos revelaram que a paixão dura de 12 a 48 meses. “Existe uma situação que chamamos de apaixonamento, que é se apaixonar pelo que eu projeto no outro”. Depois disso toda a ilusão que foi criada começa a ser desfeita e a pessoa começa a enxergar realmente quem é o parceiro.

De acordo com a psicóloga, amar alguém nunca será instantâneo, o amor nasce com o tempo. “Mas acredito que uma parceria amorosa possa nascer de várias formas, não somente através do processo fisiológico da paixão.

A familiaridade com o outro, que pode ser causada por passar mais tempo juntos, viver próximo um do outro, pensar no outro ou antecipar a interação com o outro.

Quando a paixão acaba, a decadência do sentimento por outra pessoa é como um perfume que pouco a pouco perde sua fragrância. Não sabemos o motivo, mas a cada dia as risadas ficam mais escassas e os olhares deixam de se buscar e encontrar com tanta frequência.

Amor é a experiência de se sentir conectado ou ligado a outra pessoa. Essa conexão inclui proximidade emocional ou intimidade. A luxúria, por outro lado, não vem com esse tipo de apego: é um sentimento impulsionado, principalmente, pelo desejo físico e está enraizado no momento.

Olha, três meses costumam ser o tempo necessário, seja para paixões correspondidas ou não, mas desde que não haja mais qualquer tipo de contato com o outro. Talvez as paixões não correspondidas sejam mais fáceis de superar já que, a menos que você vá "stalkear" a outra pessoa, não vai haver contato frequente.

Essas dessemelhanças de forma bem simples e resumida são essas: gostar é querer ficar junto, mesmo sem vontade e amar é estar junto não importa o contexto; gostar é egocêntrico e amar é respeitar o outro.

Maioria dos relacionamentos amorosos começa como amizades, apontam estudos. Ao contrário da percepção popular de que o amor normalmente surge da paixão, um novo estudo descobriu que dois terços dos relacionamentos românticos começam como amizades de longo prazo.

Segundo um estudo da University College, de Londres, a paixão dura entre 18 e 30 meses. Ou seja, ficamos apaixonados de um ano e meio a três anos e meio, sendo que o auge da felicidade a dois costuma ser alcançada por volta dos três anos de relação.

Coração acelerado, desejos sexuais, grande atração e euforia, tudo isso é desencadeado quando nos apaixonamos pela primeira vez por alguém , o motivo são os hormônios liberados em nosso corpo, dentre eles: adrenalina, oxitocina e dopamina.

Outro hormônio envolvido nos sintomas da paixão é o cortisol , tipicamente envolvido em episódios de estresse. Eles se elevam e, por isso, há a euforia, ansiedade e insegurança durante a paixão. O coração bate com mais força e intensidade, você sente menos sono e até mesmo o sistema digestório se altera.