É permitido gravar aulas online?

Perguntado por: dfelix . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.4 / 5 8 votos

O aluno só poderá gravar a atividade com a autorização do professor e só poderá fazer uso da gravação para fins de estudo.

O aluno pode gravar a aula? A gravação ou fotografia de trechos da aula com a finalidade exclusiva de anotação do conteúdo para posterior utilização própria pelo aluno em seus estudos tem expressa autorização legal (art. 46, IV da Lei 9610/98).

Tantos as aulas, quanto o material de apoio produzido pelo(a) docente, como slides e apostilas, não podem ser divulgados ou reproduzidos sem prévia autorização. O(a) estudante ou qualquer pessoa que ignorar essa regra estará sujeito à indenização que pode ser exigida pelo(a) professor(a) em ação judicial própria.

Como gravar aulas online: 5 programas gratuitos

  1. Ezvid. O Ezvid é um programa de gravação de tela que vem com editor de vídeo incorporado. ...
  2. oCam. O oCam é um software simples, mas que pode contribuir muito no processo de como gravar aulas online. ...
  3. Inshot. ...
  4. Active Presenter. ...
  5. Collaaj.

O que a escola não pode fazer é promover qualquer tipo de constrangimento ou violência psicológica, como impedir o estudante de frequentar as aulas e atividades durante o período letivo, muito menos proibir que o aluno realize provas.

Os professores e alunos dessas instituições possuem vínculos privados e, portanto, devem respeitar o disposto nos contratos firmados. Assim, é perfeitamente possível que uma instituição privada de ensino proíba a filmagem das aulas de seus professores e posterior publicação delas nas redes sociais e na internet.

“Constitui, portanto, prova ilícita, sendo vedada sua utilização em processo judicial do qual não fazem parte os interlocutores, sob pena de franca violação aos direitos de privacidade, de intimidade e de preservação da vida privada (artigo 5º, X, da CR/88)”, frisou.

A maioria dos professores permite a gravação e alguns gravam eles próprios as aulas e disponibilizam o áudio ou o vídeo. Se você está sendo mais secreto com suas gravações, a lei fica um pouco difícil, e se a gravação é legal pode depender de onde você mora.

A lei prevê que o sistema de vigilância eletrônica abrangerá a área externa e todos os espaços internos: as salas de aulas, biblioteca, pátio, refeitório e outros espaços de uso comum. A exceção são banheiros e ambientes que possam expor intimidade/privacidade dos usuários que não poderão ser monitorados.

Apesar de ser procedimento comum em algumas escolas, isso é proibido, pois, de acordo com a legislação, a escola é responsável pelo aluno no período de aula.

Basicamente, você precisará de um equipamento para gravação de vídeo (câmera com um bom cartão de memória), um de áudio (microfone) e uma boa iluminação. Seus equipamentos não precisam ser os melhores do mercado, mas eles devem possibilitar que a informação seja transmitida da melhor forma.

Para gravar as aulas é necessário ter equipamentos básicos, como câmera, microfone e iluminação. Há diferentes modelos no mercado, como descrevemos em neste post, que poderão atender quem quer produzir cursos com qualidade mais profissional.