É normal uma pessoa com Alzheimer dormir muito?

Perguntado por: lporto9 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 18 votos

Com o avanço da doença, toda a rotina da pessoa precisa ser repensada e ajustada. E uma alteração frequente nos casos de Alzheimer é o sono.

Isso porque a doença causa a atrofia da parte do cérebro que controla a temperatura do corpo e a produção de melatonina, um hormônio que nos ajuda a dormir, o que estabelece uma ligação direta entre Alzheimer e sono. Principalmente nas pessoas com mais de 70, é preciso ficar atento às alterações no sono.

O resultado dessa disfunção é que os pacientes não conseguem seguir um ciclo sono-vigília de 24 horas e, em vez disso, dormem excessivamente durante o dia e dormem muito menos à noite.

E no geral, podemos dizer que a sonolência pode ser um sinal de depressão. Logo, ao perceber que o idoso está com muito sono durante o dia procure um médico. Por último, não deixe de conversar com seu parente e perguntar o que ele está sentindo.

Saiba que o idoso com muito sono durante o dia pode ser um sinal de alerta de algum problema de saúde. Segundo uma pesquisa realizada pela Academia Americana de Neurologia, os idosos que sentem muito sono durante o dia podem apresentar mais riscos de desenvolver cânceres, doenças cardiovasculares e diabetes.

Se a escolha for um BZRA ou um BZ de ação curta ou um antidepressivo sedativo, o uso deve ser a curto prazo (≤4 semanas) e, em seguida, procede à redução gradual sob monitoramento clínico. Estudos recentes, 2021, demonstraram que para o idoso a medicação de primeira escolha deve ser a melatonina.

Em muitos casos, a sonolência diurna é uma consequência da privação do sono, efeito de medicações como anti-histamínicos ou relaxantes musculares, apneia do sono ou depressão, entre outros fatores. Neste caso, ela é classificada como secundária.

Sintomas de Alzheimer em estágio avançado

  • Dificuldade para comer e engolir (disfagia);
  • Dificuldade em se movimentar sem ajuda;
  • Incontinência urinária e fecal;
  • Perda de peso, às vezes severa;
  • Comportamento agressivo;
  • Perda gradual da fala;
  • Problemas graves de memória, como não reconhecer familiares.

As causas mais comuns são a privação crónica de sono, a síndrome da apneia e da hipopneia obstrutiva do sono, a narcolepsia, a síndrome das pernas inquietas, os distúrbios do ritmo circadiano, o uso de algumas drogas e/ou fármacos e o abuso de álcool. A interrupção súbita de uma medicação pode ser outra causa possível.

Clinomania é um distúrbio
As pessoas que sofrem com o distúrbio não sentem preguiça; sentem uma vontade imensa de permanecer na posição horizontal, deixando de lado os afazeres para apenas ficarem deitadas. Vontade de dormir. Ou seja, sofrem de um distúrbio real e preocupante.

Normalmente uma má alimentação, sedentarismo, vícios contribuem para que esse problema surja. Distúrbios do sono podem provocar em seus pacientes um cansaço extremo ocasionando assim em horas excessivas de sono.

falta de memória para acontecimentos recentes. repetição da mesma pergunta várias vezes. dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos. incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas.

Dedique-se a atividades que façam ele se sentir amado, pois dessa forma ele se acalma e a situação volta ao controle com mais rapidez. Não só abraços e cafunés, mas também conversas e pequenas coisas que o distraiam é uma forma de mostrar zelo e carinho.