É normal se sentir diferente das outras pessoas?

Perguntado por: etaveira . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Em todos os casos, a pessoa conversa e age de forma diferente da normal. Portanto, as identidades diferentes ficam óbvias para as outras pessoas. Em muitas culturas, estados semelhantes de possessão são uma parte normal da cultura ou religião local e não são considerados um transtorno.

É fequente as pessoas com ELA terem a necessidade de se sentirem normais como os outros. Quando uma pessoa se torna diminuída fisicamnete, as pessoas podem tratá-lo de forma diferente. É como se não tivesse o mesmo cérebro e personalidade que tinha antes do diagnóstico.

Às vezes, pensamentos intrusivos como esses surgem em nós precisamente porque não queremos agir ou pensar desta forma, pois eles são simplesmente a coisa mais inadequada que a nossa mente pode imaginar. Mas ter esse tipo de pensamento é algo possível e normal em algum momento de nossas vidas (Lucas, 2016).

Então quando sentir frustração, em primeiro lugar tente manter a calma e pense sobre o assunto de forma racional. Muitas vezes é difícil fazer isso com a cabeça quente, então vá tomar um café, saia do local onde você está e procure um lugar mais calmo, em meio à natureza ou foque em alguma coisa que te acalma.

Existem muitos motivos pelos quais alguém pode sentir que não pertence a este mundo, incluindo traumas, perdas, lembranças, problemas de saúde mental e isolamento social.

O que é a sensação de não pertencimento? A sensação de não pertencimento pode surgir a partir da falta de conexão com o meio. Por exemplo, indivíduos que não se sentem pertencentes à sua família por terem personalidades e crenças muito diferentes.

"Achar que ninguém gosta de você" pode estar relacionado com diferentes quadros clínicos, incluindo quadros de ansiedade, porém você tem duas opções, uma delas é explicar em que situações isso acontece; ou então buscar diretamente um psicólogo para tratar dessas interpretações.

Em termos gerais, fica claro que você está se sentindo insuficiente, inferior. Provavelmente coloca metas não realistas, muitas vezes sem possibilidade de serem realizadas pelos caminhos que você vê. Especial é degustar a vida, fazer amizades, realizar as coisas com prazer, dedicação, zelo e alegria.

Narcisismo, ou também chamado por seu nome completo e técnico de Transtorno de Personalidade Narcisista, é um desvio que afeta a mente da pessoa por completo. Isso quer dizer que o narcisista pensa, sente, percebe-se e interage com o mundo de maneira diferente da maioria das pessoas.

Cinco dicas para ser diferente

  1. Cumpra o que prometer. Se você prometeu alguma coisa, por mais simples que seja, cumpra o prometido. ...
  2. Não minta. Pessoas que falam a verdade, não mentem, são muito diferentes”da grande maioria que conhecemos. ...
  3. Assuma seus erros. ...
  4. Seja gentil, polido(a), educado(a); ...
  5. Seja honesto(a);

A empatia é alimentada pelo autoconhecimento, quanto mais consciente estivermos de nossos próprios sentimentos mais facilmente poderemos reconhecer o sentimento alheio. Além de gerar consciência e cuidado pelos sentimentos do outro, e assim saber respeitar as diferenças, sem críticas e julgamentos.

Algumas pessoas relatam que ele promove uma certa desconexão da vida, fazendo com que a pessoa tenha vontade de desaparecer, sumir, dormir e não acordar mais. Além disso, sintomas físicos podem ser comumente sentidos como: frio na barriga, aperto no peito, dores de cabeça, náuseas e outros.

É nesse momento que surge o vazio existencial, aquela sensação de que nada mais faz sentido e que viver já não tem mais graça. Percebe o perigo desse tipo de pensamento? Quando ele dura muito tempo, pode ser fator de desenvolvimento de vários outros transtornos, como ansiedade e depressão.

A falta de perspectiva é um sentimento que corrói. Ele se instala a partir de emoções e pensamentos negativos, e toma conta das pessoas. Quem vive sem uma perspectiva de um futuro melhor, não vive de verdade. O que antes era considerado prazeroso ou um objetivo de vida passa a não ter mais importância.

Como se livrar da sensação de vazio

  1. Reconheça o problema. Procura terapia online ou presencial? ...
  2. Elimine a culpa. A culpa é um sentimento que pode deixá-lo estagnado. ...
  3. Preste a devida atenção a si mesmo. Você tem ouvido a si mesmo ultimamente? ...
  4. Reencontre o gosto pela vida. ...
  5. Busque ajuda.