É normal sair coágulo?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 2 votos

Se os coágulos forem pequenos e ocorrem apenas ocasionalmente, geralmente não há nada com que se preocupar. Embora seja normal ter coágulos no sangue durante a menstruação, esse sintoma às vezes pode sinalizar um problema médico.

Nesses casos, ela reforça que a quantidade intensa de sangue merece atenção e deve ser investigada: “O coágulo por si só não é um problema, mas o fluxo muito intenso pode indicar alguma alteração hormonal, endometriose, mioma, entre outras condições”, aponta.

É considerada normal a ocorrência de menstruação com pedaços de sangue, uma manifestação que pode ser típica para algumas mulheres, mas causa estranheza para outras. Os coágulos de sangue podem ter aparência de blocos ou pedaços de sangue, com aspecto gelatinoso, e, muitas vezes, se assemelham à carne.

Não. Menstruação e gravidez são dois eventos incompatíveis entre si. Quem está grávida não menstrua e quem está menstruada não pode estar grávida.

O sangramento é parecido com a menstruação, mas geralmente é mais volumoso e com coágulos maiores. Os sintomas da gravidez, como náusea e alterações nas mamas, tendem a desaparecer em poucos dias após o saco gestacional ser expelido.

Pode levar a um ataque cardíaco ou derrame. Um coágulo de sangue que ocorre em uma veia é chamado de coágulo venoso. Esses tipos de coágulos podem se acumular mais lentamente ao longo do tempo, mas ainda podem ser fatais. O tipo mais grave de coágulo venoso é chamado de trombose venosa profunda.

A menstruação com um fluxo muito intenso e saída de coágulos pode ter uma causa estrutural, uma alteração anatômica (como por exemplo pólipo, mioma), ou alguma irregularidade hormonal, que faz com que um hormônio fique mais alto que o outro e isso gera o aumento do fluxo.

O ginecologista do HCor explicou que os pedacinhos de pele presentes em alguns ciclos menstruais são apenas resquícios endométrios. A menstruação nada mais é do que o resultado de um processo de “descarte” de endométrio que não serviu de “alimento” para um ou mais óvulos fecundados durante o período de ovulação.

Se o número de absorventes encharcados é de 16 durante a duração inteira da sua menstruação (ou 8 absorventes grande/maxi encharcados), então seu sangramento menstrual é intenso. Se você observa 80ml ou mais no seu copinho menstrual em um ciclo menstrual inteiro, seu sangramento menstrual é intenso.

Os coágulos sanguíneos são uma resposta fisiológica natural do organismo humano, que auxiliam no controle de um sangramento ou hemorragia. Quando o corpo sofre um corte ou uma lesão, as células sanguíneas se agrupam, recobertas por uma proteína chamada fibrina, de forma a interromper o sangramento.

Apesar de não haver menstruação quando engravidamos, algumas mulheres, nas primeiras semanas de gravidez, podem apresentar um pequeno sangramento marrom, rosa ou vermelho escuro. Isso está relacionado à nidação, momento em que o embrião se prende às paredes do útero e acontece entre a 7ª e 9ª semanas de gravidez.

Logo no início da gestação é comum ocorrer o sangramento chamado de sangramento de implantação ou nidação, que costuma ser leve e rosado, mas também pode ter cor avermelhada.

Os coágulos menstruais são “pedacinhos” sólidos de sangue com consistência gelatinosa e que podem variar de tamanho e de cor, indo desde um vermelho vivo até um tom mais escuro.

Normalmente, um ultrassom pode detectar o motivo deste sangramento. Porém, coágulos são um sinal de que o endométrio, necessário para a gravidez está saindo em grande quantidade. Nesse caso, o médico deve avaliar a possibilidade de medicar a gestante e a colocar em repouso absoluto, inclusive com abstinência sexual.

O exame de ultrassom poderá confirmar a interrupção da gravidez, ao identificar na imagem a falta de batimentos cardíacos e de movimentação do bebê. Pode ser também que o feto não apareça na ultrassonografia, caso já tenha sido eliminado pelo útero materno.