É normal ficar com a língua branca?

Perguntado por: rjordao6 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Existem múltiplas razões pelas quais a sua língua tem um aspeto branco. A maioria dos casos de língua branca são inofensivos e são principalmente causados por uma higiene oral deficiente. Contudo, este problema pode também ser causado por condições subjacentes como o VIH, hipotiroidismo e candidíase oral.

O que é a língua branca? A língua branca é resultado de um aumento excessivo de micro-organismos em sua superfície, o que causa um aspecto esbranquiçado e áspero. Esse revestimento branco, também conhecido como saburra lingual, é composto por detritos, bactérias e células mortas que criam uma placa branca na língua.

Portanto, se você detectar que a superfície da língua está mais branca do que deveria ou descobrir manchas brancas, é melhor consultar seu dentista.

Alterações de volume, cor e aspecto podem indicar desde halitose até doenças mais sérias como câncer, falta de vitamina e alto nível de estresse. Uma língua saudável deve ser rosa, consistente, ter uma superfície lisa e homogênea e medir aproximadamente 10 centímetros.

Então, além de escovar os dentes e passar fio dental, é recomendado ter no seu kit de higiene bucal um raspador de língua. Ele pode ser de plástico ou borracha, com a cabeça redonda e formato em V. Caso você não tenha um raspador, é possível utilizar sua escova dental para higienizar a língua.

Conhecida como sapinho, a candidose oral, candidíase ou monilíase é a doença provocada por um fungo chamado Candida albicans. Fungos são estruturas simples que existem na natureza há milhões de anos.

Na verdade, a língua acumula tantas bactérias quanto os dentes, por conta de sua superfície rugosa. Sendo assim, a falta de higienização dessa parte da boca pode ter efeitos indesejados. Um deles é o mau hálito. Ele surge porque, quando a língua não é limpa regularmente, uma camada branca aparece sobre ela.

Além disso, é importante procurar ajuda médica, de preferência com um dentista, quando a língua branca durar mais de duas semanas e surgir acompanhada de dor ou queimação, por exemplo. Um clínico geral também pode avaliar se existe alguma doença mais grave e indicar o tratamento adequado.

Uma língua saudável deve ter uma aparência rosa pálida, úmida e lisa, sem feridas, inchaços ou placas. As papilas gustativas — são estruturas responsáveis pela sensação de sabor, devem estar presentes na superfície da língua e devem ser visíveis como pequenas protuberâncias arredondadas.

A leucoplasia pode ser descrita como manchas brancas que aparecem nos tecidos da cavidade bucal. Elas aparecem geralmente na gengiva, na língua, parte interna das bochechas ou no palato. A leucoplasia benigna pode ser causada por conta de maus hábitos como fumar ou ingerir bebidas alcoólicas.

Alterações na cor e no aspecto do órgão indicam, principalmente, deficiências de vitaminas no corpo, segundo Estelita Betti, otorrinolaringologista do Hospital Albert Einstein. De acordo com ela, uma língua esbranquiçada pode indicar deficiência de ferro ou biotina (vitamina que desempenha papel na manutenção da pele).

Roxo ou azul: geralmente indica uma doença que irá alterar o fluxo de oxigênio no sangue, resultando na chamada cianose, que podem ser doenças relacionadas ao coração, pulmão, sistema sanguíneo.