É melhor tomar anticoncepcional de dia ou de noite?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 8 votos

Escolha criteriosamente o horário para tomar o anticoncepcional. Opte por períodos em que você sabe que será mais tranquilo de lembrar do “compromisso” com o anticoncepcional. Os horários mais indicados são pela manhã, ao acordar, no horário do almoço ou ainda de noite, antes de dormir.

Dê preferência ao período da manhã para tomar o anticoncepcional, assim, mesmo que esqueça, ainda terá dia todo para lembrar e, com isso, o tempo do esquecimento será inferior a 12 horas.

Existe algum horário ideal para tomar o anticoncepcional? "Existe, à noite. É a melhor hora para tomar, é mais difícil de esquecer e, quando absorver aquele conteúdo hormonal pelo estômago, a mulher estará dormindo e, portanto, terá menos chances de efeito colateral." 11.

A eficácia das pílulas anticoncepcionais relaciona-se diretamente à sua forma de administração, ou seja, esquecimento na ingestão de comprimidos e irregularidades na dosagem. Por isso, para garantir a eficácia de pílula é importante não se esqueça de tomar e procurar tomar sempre no mesmo horário.

Como Tomar Pilula Anticoncepcional
A pílula anticoncepcional deve ser tomada a partir do primeiro dia de menstruação. A partir de então, deve ser tomada todos os dias no mesmo horário. Caso seja uma pílula que tenha pausa deve ser tomada os 21 dias, feito a pausa de 7 dias e iniciada nova cartela após a pausa.

O que fazer se esquecer de tomar a pílula
Já as pílulas combinadas de estrogênio e progesterona oferecem uma flexibilidade maior: se esquecer, você pode tomar até 3 a 4 horas depois do horário estabelecido. Algumas pílulas trazem a informação de 12 horas de tolerância em caso de atraso.

Se você esqueceu-se de tomar uma pílula da cartela, tome-a assim que se lembrar, desde que se respeite o período máximo de até 12 horas do horário habitual de tomada. Se esse período for maior que as 12 horas, existe a orientação conforme a semana em que ocorreu o esquecimento.

Barbitúricos. O fenobarbital (barbitúrico com propriedades anticonvulsivantes) e o tiopental (barbitúrico de curta duração indicado para a indução da anestesia geral e também indicado para o controle de convulsões) são outras drogas que podem diminuir o efeito dos contraceptivos orais.

Neste cenário, há alguns sinais que podem indicar a diminuição na eficácia como ausência de menstruação ou pequenos sangramentos fora do período menstrual, sendo este um dos sinais mais claros de que a mulher não está tendo a quantidade de hormônios que precisa todos os dias.

Se até 4 horas após ter ingerido a pílula você apresentar vômitos ou quadro de diarreia intensa, por exemplo, os hormônios presentes na pílula podem não ser adequadamente absorvidos pelo organismo, o que causaria uma diminuição da eficácia contraceptiva.

A pílula deve ser tomada diariamente, pela manhã, tarde ou noite. O importante é manter horários comuns para evitar a redução do hormônio causado pelo medicamento. Outra opção é o uso da cartela ininterrupta, que consiste em 28 comprimidos, e não se faz a pausa de sete dias.

Anticoncepcional com menos risco de trombose: minipílula
Também chamadas de minipílulas, elas contém apenas o hormônio progesterona, que costuma surgir na forma de desogestrel, linestrenol ou noretisterona. Algumas marcas que apresentam esses compostos são: Cerazette. Norestin.

A pílula começa a fazer efeito já no primeiro dia de uso, no entanto, deve-se aguardar ao menos um ciclo completo para começar a ter relações sexuais contando com a proteção dela.

A mulher que toma a pílula corretamente está protegida também durante os sete dias de descanso.

A primeira cápsula deve ser tomada no primeiro dia de sangramento menstrual. Algumas cartelas vêm com 21 e outras com 24 comprimidos, mas sempre deve-se seguir o ciclo de 28 dias.

Se você esquecer na primeira semana de uso e tiver tido relação sexual em até sete dias antes do esquecimento, avise seu médico. Se não tiver tido relação neste prazo, segue a cartela normalmente. Use camisinha nos próximos sete dias. Se você esquecer na segunda semana de uso, tudo certo também.